06/03/15

Palavras e ... mimos






Hoje, 6 de Março, comemora-se o Dia Europeu da Terapia da Fala
Os terapeutas da fala têm um papel fundamental no desenvolvimento da comunicação dos indivíduos. Vamos referir-nos em particular ao desenvolvimento infantil.*
Em geral, podemos dizer que "um bebé aprende pouco a pouco a usar palavras para descrever o que vê, ouve, sente e pensa, à medida que completa as várias etapas do desenvolvimento mental, emocional e comportamental. 
As crianças aprendem a falar durante os dois primeiros anos de vida." 

Primeiro os sons e depois as palavras.
A primeira forma de comunicação do bebé é o choro. Os pais, aprendem a reconhecer os diferentes tipos de choro, para atender melhor às necessidades da criança. 
Pelos 4 meses vai começar a palrar ou balbuciar, combinando consoantes e vogais. 
A partir de 1 ano e meio as crianças aprendem uma média de dez ou mais palavras por dia. Algumas aprendem palavras novas a cada 90 minutos.
Deve-se ter muito cuidado com o que dizemos perante uma criança desta idade! Porque ela vai repetir as palavras ouvidas nos momentos menos convenientes e menos oportunos
Aos 2 anos, usará frases com três palavras. Quando fizer 3 anos, usará a fala sem problemas. 

Nem sempre o ritmo de desenvolvimento da linguagem apresenta estes padrões* e muitas vezes surgem preocupações dos pais e dos educadores em relação ao desenvolvimento…
É importante perceber se há problemas de audição. Os bebés com problemas de audição param de balbuciar por volta dos 6 meses.
Se não emite nenhum som (nem mesmo tenta fazê-lo) nem olha nos seus olhos;
embora algumas crianças comecem a formar palavras com 9 meses, muitas vão fazer isso só depois do primeiro aniversário, até 1 ano e 3 meses;
 Se a criança ainda não fala nenhuma palavra com essa idade, ou você ainda não consegue entender nenhuma palavra do que ele diz, 
Se até aos 3 anos a criança continuar a trocar e a comer consoantes...
Em vez de fazer diagnósticos apressados e muitas vezes, lamentavelmente, em  frente da criança, como dizer "está muito atrasado na fala", "é um trapalhão"..., ou castigar, o melhor será consultar um especialista. E neste caso o terapeuta da fala.

No entanto, não devemos esquecer que o desenvolvimento resulta de pequenos gestos e atitudes podem ajudar a resolver as dificuldades da criança:
1. Ouvir e falar com a criança
2. Ler histórias em voz alta ou inventar histórias 
3. Aproveitar todos os suportes orais e escritos para desenvolver a linguagem: livros, embalagens,  internet, DVD...
4. Brincar com a criança ...

E acima de tudo não nos esquecermos de que o desenvolvimento de uma criança é feito de palavras e mimos, como refere, Carlos Gonzalez:  "… devemos tratar os nossos filhos com carinho e respeito… O que se passa é que alguns pensam que podem amar os filhos sem ter de lhes pegar ao colo ou consolá-los quando choram. Isso coloca um problema: como é que a criança sabe que gostam dela se ninguém o demonstra? Nós, adultos, demonstramos o nosso amor fisicamente: abraçamos os amigos e beijamos os cônjuges. Não é suficiente dizer a um namorado ou namorada “amo-te”. Um adulto necessita mais do que palavras para se sentir amado e um bebé, que não as entende, ainda mais." 

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*Um site interessante sobre o desenvolvimento infantil, como este.  

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