01/11/13

Gentileza

Cosmos bipinnatus


Gentileza é a capacidade de perceber uma necessidade de alguém e ou retribuir algo que lhe foi feito, sem ser pedido. Ou seja, ser gentil é ter educação, ser delicado, amável, cordial, polido e ter urbanidade.
Ter um sorriso (1), um gesto para segurar a porta. Dizer com licença e obrigado…Pode ser um elogio ou ajudar a atravessar a rua…
Pode ser conversar, tentar dar ajuda ao outro através da confiança e da esperança, da partilha de experiências, de alertar para um perigo ou de uma proximidade que nos faz falta.
A gentileza é esta capacidade individual que faz falta na sociedade. Algumas pessoas com imagem pública não parecem estar muito preocupadas com comportamentos de gentileza. Pelo contrário, primam pela grosseria. (2)

Na política ouvimos essa linguagem grosseira a que não estávamos habituados e eu espero nunca me habituar. Parece até que estamos num concurso em que se procura superar o mais mal criado. 
Com raras excepções temos líderes e ex-líderes que criam animosidade dando a entender que as ruas têm alguma solução para a crise.
A palavra cooperação está arredada das interacções sociais e nem sequer uma base de trabalho para um entendimento se consegue. O esforço do Sr. Presidente da República para um entendimento que punha os interesses do país acima dos interesses partidários não teve seguidores.

No futebol, que por mais fair-play que digam ter, assistimos a insultos e falta de respeito pelos colegas do mesmo ofício. Aliás, há quem vá ao futebol ou a outras manifestações apenas para criar desordem …
De facto, temos muitas iniciativas sobre a paz e sobre a não violência e parece que não diminui a agressividade na vida das pessoas.
A gentileza é um valor positivo, e por isso não tem boa imprensa. O espírito de cooperação, de compreensão e de bondade não dão de facto boa imprensa, ao contrário da contestação, desconfiança, maledicência, manifestações e protestos.

Mais uma vez, talvez possamos esperar alguma alteração vinda da escola. A escola pode ser um local onde podemos pôr em prática a gentileza. Ser gentil é ter educação na sala de aula e no recreio com os adultos e colegas. (3)
E é verdade que a maioria das crianças cultivam a gentileza: ajudam os mais pequenos, ajudam os mais frágeis, os que têm alguma deficiência...
No trabalho, nas empresas, a gentileza é um factor importante para beneficio pessoal mas também da própria empresa. Gentileza significa também mais produtividade. (4) Gentileza rima com riqueza. (5)

O dia mundial da gentileza teve início no Japão, na década de 1960 (Small Kindness Movement), para conter a onda de violência na Universidade de Tóquio. Se cada um fizesse uma pequena gentileza diária, a bondade seria sentida na comunidade, na cidade ou até no país. (6)
O dia 13 de Novembro é o dia da gentileza e da bondade. 
Mas a gentileza é de todos os dias, começa em cada um de nós e não temos que ser santinhos ou diabinhos...
A propósito: Já hoje foi gentil com alguém ?

_________________________

(1) O Dia Mundial do Sorriso assinala-se a 28 de Abril. A data foi criada em 1963 por Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets, que criou a imagem do smiley, reconhecida internacionalmente.



Smiley



(6) A ideia do World Kindness Movement foi concebida na conferência de Tóquio, em 1996, e o movimento foi criado na segunda conferência em 1997.

Sem comentários:

Enviar um comentário