Acabou a escola, os exames estão praticamente no final. Que fazer até Setembro? É muito tempo para ficar inactivo ou para andar por aí…
O grupo etário dos adolescentes de 13-15 anos é particularmente sensível a esta questão porque tem sido particularmente desfavorecido em relação à criação de respostas sociais e psicopedagógicas, ajustadas às suas características, como acontece com as actividades de férias e em que os adolescentes se encontram numa fase de desenvolvimento muito importante para a autonomia segura e saudável.
A oferta de actividades de férias é escassa, mas não deixa de ser importante para a ocupação dos jovens e para o seu desenvolvimento.
As transformações sociais trouxeram também evolução no que se refere a estas actividades. As antigas colónias de férias tão positivas para alguns, foram, para outros, um grande aborrecimento e, por isso, os pais podem ter receio de deixarem participar os filhos neste tipo de actividades, dada a experiência negativa que eles próprios tiveram..
No entanto, mesmo que a experiência tenha sido positiva, isso não invalida a importância de fazer uma selecção rigorosa dos serviços e empresas que oferecem estas actividades.
As actividades de férias caracterizam-se por serem livres, lúdicas, criativas, educativas e hedonistas.
Além disso, elas favorecem o desenvolvimento emocional: “ O distanciamento em relação aos pais que o adolescente tem necessidade de tomar a certa altura, é quase sempre mal suportado por estes e interpretado como um desinteresse afectivo. Os pais sentem-se abandonados e preteridos pelos filhos quando estes se isolam ou procuram os grupos dos seus pares, rapazes e raparigas da mesma idade. Este afastamento normal e transitório a que os pais reagem com sofrimento, abre a porta a uma situação que pode ser trágica e que é necessário evitar a todo o custo - a ruptura da comunicação pais - filhos, adultos - adolescentes". (Dias Cordeiro)
O grupo etário dos 13-15 anos inclui indivíduos na puberdade e adolescência, um período da vida de transformações somáticas, fisiológicas e psicológicas profundas.
Estas transformações permitem a abertura a novos valores interindividuais e sociais e a antecipação e construção de projectos de futuro.
Dentre as perspectivas psicanalíticas merece uma particular referência a que considera a adolescência como perca dos objectos afectivos e como reacção de luto.
Os vários lutos evidenciam que "a adolescência‚ é o período da vida no qual o aparelho psíquico opera as mudanças mais importantes que arrastam em si profundos sentimentos de perca, geradores obrigatórios de aspectos depressivos. Portanto não existe adolescência normal sem depressão, sendo as formas anormais desta no fundo, decorrentes de um deficit da capacidade de tolerância do EU ao luto" (Amaral Dias, pag.56 e 57).
Os adolescentes dos 13-15 anos desenvolvem a sua maturidade, através de um processo de pesquisa e descoberta sendo as actividades de férias um tempo e um espaço privilegiados para isso.
Nas relações interpessoais, o afastamento da família‚ é feito progressivamente a partir dos 13 anos, atingindo o nível mais baixo aos 15. Ganha importância a amizade com adolescentes do mesmo sexo e posteriormente do sexo oposto.
As actividades de férias apostando nos interesses dos adolescentes e favorecendo a autonomia podem facilitar essa transição de forma saudável .
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