07/07/13

Conselho de turma enquanto equipa de trabalho


Castelo Branco


"O lexema currículo, proveniente do étimo latino currere, significa caminho, jornada, trajectória, percurso a seguir e encerra, por isso, duas ideias principais: uma de sequência ordenada, outra de noção de totalidade de estudos".  (Pacheco, J.A. - Currículo: Teoria e práxis


O conselho de turma é uma equipa de trabalho que tem um líder formal, o director de turma. Sempre foi o centro do trabalho pedagógico da escola mas, com as mudanças na sociedade e na escola, o conselho de turma tornou-se numa equipa de trabalho mais complexa pela sua composição e pelos conteúdos que lhe são submetidos.
Para que o conselho de turma,  enquanto equipa, atinja os seus objectivos é necessário que:
- Os seus elementos ultrapassem as atitudes individualistas e todos trabalhem em conjunto;
- Os seus elementos compreendam que o sucesso não é a soma dos trabalhos individuais mesmo que sejam bem feitos mas o que resulta do trabalho conjunto;
- A meta a atingir é o sucesso dos alunos e isso depende do trabalho comum dos vários professores e técnicos que compõem o conselho de turma;
- A responsabilidade seja de todos. Se um professor tem sucesso, o sucesso é de todos. Se um professor falha, todos falham. O trabalho cooperativo é fundamental.
- A avaliação de desempenho seja entendida como avaliação de desempenho da equipa de trabalho (e, também por isso,  discordamos da avaliação individual do desempenho).

É desta estreita colaboração que nascem as vantagens do trabalho de equipa. Essas vantagens resultam:
- do máximo aproveitamento dos talentos, capacidades técnicas e profissionais, criatividade e motivação.
- da complementaridade de funções;
- da utilização de novas metodologias educativas e pedagógicas para resolução dos problemas.

O conselho de turma, enquanto equipa de trabalho, apresenta alguns riscos que é preciso evitar:
- Cada um trabalha para si, o professor vê e interessa-se, apenas, pela sua disciplina;
- O grupo não tem liderança e deixa que as decisões importantes sejam decididas por um ou outro elemento da equipa, não havendo trabalho de conjunto;
- Os conflitos na equipa levam ao desrespeito e humilhação dos membros do grupo;
- Aparecem lideres informais que se impõem na medida em que os outros elementos tomam a atitude passiva de “não quero saber”;
- O trabalho é sempre visto numa perspectiva de recuperação e acompanhamento das falhas e raramente há projectos de prevenção do insucesso;
- A falta de comunicação pode gerar conflitos desnecessários, lentidão na intervenção, agir quando já não há remédio, e, no fundo, insucesso.

O conselho de turma é também uma equipa multidisciplinar e integra vários técnicos. Para além dos professores, dele fazem parte: professores especializados, psicólogos, terapeutas, representante dos encarregados de educação
É o setting onde a articulação entre os vários técnicos, disciplinas e metodologias se deve fazer.
Está particularmente sensibilizado para o trabalho com alunos com necessidades educativas especiais, dificuldades de aprendizagem, sobredotação, problemas de saúde... isto é, para as diferenças. 
Tem uma função importante na orientação e encaminhamento dos alunos para outros subsistemas de ensino/ aprendizagem, embora o trabalho a este nível seja ainda muito incipiente.

O conselho de turma é uma equipa de avaliação dos alunos. E por mais que se queira ou  pense que estão apenas a avaliar os alunos, os elementos do conselho de turma, obviamente, através do trabalho de equipa,  também estão a ser avaliados. O sucesso e o insucesso são também da equipa . 
A responsabilidade do resultados pertence ao aluno e ninguém nega que o aluno é parte activa desse processo mas há sempre responsabilidade da equipa.
Não é linear saber quando se pode considerar que o conselho de turma tem sucesso. Mesmo quando os resultados no aproveitamento, comportamento são satisfatórios. Mas é  sempre mais útil usar alguns critérios objectivos.

Como equipa de trabalho usa várias estratégias dispondo, para isso, de vários instrumentos de trabalho. 
Em nosso entender o Projecto de Turma* deverá incluir todas as actividades planeadas que se enquadram no tema desenvolvido pela escola e em todas as actividades que vão sendo incluídas ao longo do ano.
Mas, essencialmente, deveria incluir o perfil de aprendizagem de cada aluno. As necessidades de cada aluno em cada disciplina: o que é comum e o que é específico.  O conhecimento elementar da personalidade do aluno e dos seus estilos cognitivos. Os pontos fortes e os pontos fracos.

O que acontece é que, muitas vezes,  o conselho de turma é uma equipa de trabalho que nem sempre trabalha em equipa. Tem um líder formal, o director de turma, que nem sempre é o líder informal e que nem sempre é reconhecido como líder formal. E o trabalho de equipa que é também um trabalho interdisciplinar, muitas vezes, não passa de disciplinar.

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* Na onda de considerar tudo trabalho burocrático, com a água do banho, também o projecto curricular de turma foi pelo cano. No entanto, o ME manteve o Plano de turma (DL nº 139/12, de 5/7):
"4 — As estratégias de concretização e desenvolvimento do currículo são objeto de planos de atividades, integrados no respetivo projeto educativo, adaptados às características das turmas, através de programas próprios, a desenvolver pelos professores titulares de turma, em articulação com o conselho de docentes, ou pelo conselho de turma, consoante os ciclos."
Mesmo que não estivesse previsto na legislação, este Plano de Turma é fundamental para o trabalho da turma enquanto equipa de trabalho.

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