31/07/11

Avaliação de desempenho: "mate-se o bicho..."

Então para que serviu este SIADAP? Pode dizer-se que serviu para continuar a fustigar os trabalhadores das carreiras gerais, ou seja, aqueles que já viam a sua vida dificultada com o outro sistema que, apesar de permitir que todos fossem classificados com Muito Bom, não se traduzia em promoção na carreira. Os que já estavam no topo lá continuaram, pouco lhes importou a mudança do sistema de avaliação, que não passou de mera alteração de terminologia.
Do mesmo modo, àqueles que, como antes, estavam predestinados para dirigentes, também nada lhes importou, pois a promoção está assegurada, de 3 em 3 anos.
Resultou daqui alguma economia? Duvido! Tratou-se, apenas, de mais uma dissimulação, tal como a alteração legislativa que permitiu a contratação de trabalhadores para o topo da pirâmide, as promoções por opção de gestão, o recurso a empresas como fornecedoras de mão-de-obra para fugir ao controlo da Tutela e Finanças, que nem os tolos enganam, mas que se revelaram muito convenientes, a contratação de empresas para tratarem da burocracia do SIADAP … etc. etc. Pergunta-se, então: Como vai a saúde do SIADAP? Mal, muito mal, péssima. Pois bem, diagnosticada a maleita, e constatando-se que a doença de crónica passou a incurável, pelo que já lá não vai nem com dose cavalar de medicação, só nos resta uma solução: mate-se o bicho e acabe-se com a peçonha.
Rosa Sousa, Infoquadros, nº 7/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário