20/07/11

654-266=ludíbrio

Sabemos que muitos dossiers do ME estão cheios de enviesamentos e alçapões. É necessário e urgente tomar medidas mas não desta forma. Não será por isso de admirar que uma pessoa sinta que, afinal, se trata de ludíbrio, como fala Santana Castilho, aqui. 
"Como já afirmei publicamente, o expediente da suspensão do encerramento das 654 escolas, não é mais do que uma manobra política de duplo efeito: imediatamente, recolhem-se louros e popularidade; verdadeiramente, verifica-se o que está pronto e o que está atrasado, quanto às construções em curso. E, porque é isso que está no programa do Governo, continuar-se-á a política de criação de mega agrupamentos, aprofundando a desertificação do interior e tornando irreversível um deplorável crime pedagógico. No início de Julho, Nuno Crato suspendeu o fecho de 654 escolas. Dias volvidos, confirmou que 266 das 654 encerrariam imediatamente. Não teremos de esperar muito para confirmar o ludíbrio total."
O dossier "escolas de pequena dimensão" merece uma reflexão. A decisão tomada contra autarcas e, principalmente, pais é, no fundo, uma atitude contra as crianças e contra a educação das crianças. Estou a falar de crianças muito pequenas, entre os 5/6 e os 10 anos.
Há gente que gosta de gaiolas douradas que foi aquilo em que transformaram os parques escolares.
Não sei se será "ludíbrio total". Mas quando voltará a racionalidade lá para os lados da 5 de Outubro?

Sem comentários:

Enviar um comentário