05/07/11

A mãe é que é bonita e não os parques escolares


Vieram "vender-nos" a ideia de que os parques escolares é que eram bons para todos os alunos. Que a socialização não ficava comprometida, que os resultados eram melhores, etc…
Ainda não vi provas irrefutáveis de que isso seja assim. Pelo contrário, o que se passa com as experiências em escolas rurais, em escolas de pequena dimensão, e com o ensino doméstico prova que não é assim.
Estamos a falar do 1º ciclo e de crianças muito pequenas que têm que abandonar os pais aos 5/6 anos de idade, para fazerem longos percursos de autocarro, seja Inverno ou Verão, para ficarem todo o dia (é mesmo todo o dia) “parqueados” nesses maravilhosos centros que fazem inveja ao “berço de Skinner”…
O ser humano é muito mais do que um ser cognitivo.
A análise e interpretação da longa duração da evolução humana (filogénese) e também da longa infância e adolescência do homem (neotenia) devia fazer-nos pensar que pode haver muitas possibilidades evolutivas. Veja-se, por exemplo, algumas diferenças entre os primatas e o homem.


Primatas
Homem
Dependência maternal
2 anos
6-9  anos
Maturidade sexual
4-8 anos
13-15 anos
                                                       (Fonseca, 1989)
A neotenia não significa que o ser humano nasça com falta de competências. Pelo contrário, sabemos que o bebé vem dotado de um equipamento senso-perceptivo impressionante que lhe permite uma precocidade relacional fundamental para o seu desenvolvimento.
O ser humano necessita de permanecer muito tempo junto dos progenitores para fazer um conjunto vastíssimo de aprendizagens que mais nenhum animal faz mas tem como contrapartida torná-lo dependente durante muito mais tempo do que acontece com qualquer outro animal.
Mas é esta dependência  que vai fazer com que se torne diferente dos outros animais.
Como vemos no quadro, essa dependência vai até cerca dos 10 anos, isto é, fica abrangida a faixa etária correspondente ao primeiro ciclo.
Por isso, faz muito sentido que a criança tenha contacto com os progenitores, ou seus substitutos durante este tempo.
Por isso, não há parque escolar por mais sofisticado que seja que seja melhor do que a proximidade e o colo dos pais.
O equilíbrio entre vinculação e autonomia, sendo que uma leva à outra, não se faz ao tirar, demasiado cedo e com alguma violência, a criança à família .
A ideia de que as condições materiais são importantes para o desenvolvimento tem razão de ser e é bom que existam condições ambientais para conseguir esse objectivo. Mas essas são condições menos importantes do que o afecto.
E a dependência de que falo não é propriamente dependente da vontade deste ou daquele governante.


Sem comentários:

Enviar um comentário