01/04/10

Ser pai - o nascimento da autoridade


As alterações nas relações familiares vieram mudar substancialmente as funções sociais do pai. Algumas dessas funções sociais passaram para segundo plano.
O papel do pai na cultura e na sociedade modernas de que resultava a autoridade educativa mudaram, assim, na nossa vida.
A ausência do pai na escola e na educação integra estas mudanças sociais e culturais.
Mas apesar de todas as mudanças, ser pai, o papel do pai deve ser realçado. E é este pai que deve estar presente na escola e não será o estado, que assumiu o papel social do pai, a impedir que isso aconteça.
Se temos vindo a dar cada vez maior importância ao papel da mãe e da interacção precoce mãe-filho, e muito bem, não podemos esquecer a relação triangular que com o pai determina o desenvolvimento da criança.
De acordo com Cyrulnik (1), podemos dizer que temos três pais. O desenvolvimento da criança passa por um pai intramaterno, um pai perimaterno e um pai social.
A mãe pode ser vista como um objecto contínuo, que quando está ausente é substituída pelo objecto transaccional que assegura a sua permanência sensorial e simbólica.
Em contrapartida, o pai tem fases mais marcadas: o pai percebido (até aos seis meses), o papá ( quinze - vinte meses) e o pai social (dois - três anos).
O pai intramaterno é o pai biológico. “Este pai intramaterno torna-se sensorial, traduzido pela mãe. O seu odor, voz, carícias, a sua simples presença e o significado que a mãe lhe atribui, modificam as comunicações sensoriais entre a mãe e o filho.
Temos depois o pai perimaterno: o pai - rosto surge a partir do oitavo mês, quando a maturação da criança lhe permite diferenciar a percepção entre dois rostos. Neste momento, nasce o pai percebido enquanto rosto estranho…
“Este período sensível do nascimento do pai cria um momento de vulnerabilidade em que a mãe pode muito bem não atribuir qualquer significado ao pai, pode não o apresentar pela fantasmática dos gestos, pode não o sinalizar, não exprimindo os sorrisos, os olhares, as posturas e as vocalizações que familiarizam a criança com esta nova percepção perimaterna. O pai conhecido acaba de nascer”.
Pelos quinze a vinte meses, quando a criança é capaz de o referir pela linguagem, o pai que passa a ser o «papá». A criança é capaz de perceber um objecto presente que significa o pai ausente e pode indicá-lo à mãe por meio de um conjunto verbal e comportamental que consiste em apontar para o objecto com o indicador, em olhar para a mãe e articular «papá».
O pai passa a ser «o meu papá». O pai acaba de aparecer na linguagem. O pai já não é biológico, passa a ser semântico.
Quando aos dois três anos aparecer o pai social já muito daquilo que é ser pai foi integrado na relação familiar.

(1) Cyrulnik, Boris, (1995), Sob o signo do afecto, Lisboa: Instituto Piaget. Seguimos e condensámos o texto do autor (pag. 141 a 143).


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