03/02/10

O lápis mágico ou o lápis azul


Estou a ler um livro maravilhoso de Maria Alberta Menéres : Imaginação - histórias de vida vivências afectos poesia - uma pedagogia do encantamento.
Dentre os muitos encantamentos, fala dos lápis mágicos e de uma parede branca que não tinha nada para dizer.
“Ó setora, o meu lápis é mágico! Olhe que ele escreve coisas que eu não sabia que sabia."
"Eu acho que hoje escrevo e continuo a escrever porque passo a vida a servir-me de lápis mágicos."
É esta a magia de todos os dias: podermos exprimir aquilo que pensamos nas paredes brancas, nas linhas tortas ou direitas, quer o poder goste ou não goste.
Para que me servirá ter um milhão de computadores Magalhães se não posso exprimir o que penso?
Para que me servirá uma educação que admite a censura do pensamento ? Enganam-se se pensam que conseguem censurar a imaginação.
Imaginar é antes de mais ter liberdade para poder exprimir aquilo que se sente. Esta é a primeira condição da imaginação.
Como diz o poema de Jacques Prevert, quando o pássaro vem à janela desinquietar o menino, brinca com ele e tudo se transforma. Dois e dois podem até não ser quatro.
A imaginação é a aptidão para a representação de objectos ausentes e para a combinação de imagens (Larousse).
A imaginação é importante para romper com certos modos de pensamento e criar novas sínteses mentais, é necessária uma certa flexibilidade de espírito que depende em grande parte das atitudes profundas da pessoa.

A imaginação pode ser um futuro melhor. Imagine que se concretiza a canção de Lenon:
Imagine todas as pessoas
Vivendo pelo hoje...,
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz...
Você talvez diga que sou um sonhador,
Mas eu não sou o único.

A imaginação é imprescindível para a criatividade. Para a relação transformadora com os objectos mas também para a relação transformadora entre dois seres.
E é imprescindível para nos curarmos. A terapia cognitiva utiliza técnicas com imagens mentais para tratar os nossos problemas de ansiedade e de personalidade.
A imaginação aprende-se e desenvolve-se desde criança.
Para ter imaginação e ser criativo é necessário ser inteligente mas não são necessariamente os mais inteligentes que são mais criativos.
Desenvolver a criatividade passa pela condição de ser livre e de ensinar aos nossos alunos que ser livre é também ser capaz de poder expressar livremente a sua imaginação.
Mas que pedagogia do encantamento poderá ser entendida pelos nossos alunos, pelos jovens, quando assistimos à situação de jornalistas e comentadores de opinião que são silenciados ?

É por isso que educar é dar preferência ao lápis mágico e contestar o lápis azul.




Sem comentários:

Enviar um comentário