02/10/08

Pensamento mágico

Vivemos no sec. XXI. Orientamos a nossa vida pelas descobertas da ciência ou parece que é assim para muitos de nós.
A descoberta do genoma e, em consequência, de muitas doenças veio provar que era de origem biológica, genética, o que antes era de origem desconhecida ou relacional.
Estamos ainda no começo da compreensão do proteoma, isto é, do papel que os aminoácidos, as proteínas desempenham no nosso organismo
Todos os dias sabemos coisas novas sobre o desenvolvimento humano, o comportamento e a personalidade no campo da psicologia.
As descobertas de Freud e Piaget foram sem dúvida surpreendentes para o seu tempo e ainda hoje explicam muito da nossa realidade consciente e inconsciente.
Mas, na nossa vida do dia a dia, muitas dessas descobertas estão muito distantes e temos comportamentos pouco consentâneos com os dados da ciência..
Como sabemos o desenvolvimento do ser humano passa por diversas etapas ou períodos.
Um desses períodos, o do desenvolvimento pré-operatório é muito interessante porque explica o comportamento das crianças dos 2 aos 7 anos mas explica também o comportamentos de muitos adultos.
De facto embora possamos evoluir para as operações formais, mantemos comportamentos de estádios anteriores.
Vejamos alguns exemplos de comportamentos pré operatórios:
Tomar importantes decisões na vida com base nos horóscopos, acreditar no conto do vigário, acreditar que o jogo de futebol me corre bem se fizer algumas rotinas que vão da crendice popular até às rotinas e rituais mais insólitos, acreditar que é possível ler o pensamento dos outros…
No campo da política temos imensos exemplos. O mais recente é acreditar que tudo vai mudar porque "nós queremos" (we can), é acreditar que basta estalar os dedos e …magia…. o problema fica resolvido.
Esta é mesmo uma situação em que os políticos nos querem fazer acreditar.
Mas será que os próprios líderes políticos têm pensamento mágico ?
Vejamos, por exemplo, o caso da educação.
Os resultados foram divulgados. Basta legislar e estamos como na Europa avançada.
Pouco importa se isso significa desemprego, precariedade, desmotivação, perda de dignidade, falta de perspectivas e expectativas, perda de direitos sociais, os tão famosos direitos adquiridos que alguns não querem entender que são direitos sociais, adquiridos ou não.
“Nós podemos”… pensamento mágico, e, já está ... aí temos o admirável mundo novo !

Sem comentários:

Enviar um comentário