25/10/08

As tácticas dos novos poderes

Vivemos na era da informação e do conhecimento. No entanto, não damos a importância devida aos mecanismos que estão envolvidos nesse processo.
Nos tempos que correm de insegurança, instabilidade, de desconfiança… não será demais percebermos que a informação pode ser manipulada quer na origem, no emissor, no destinatário ou na mensagem.
Também assistimos a grandes campanhas de propaganda política para vender uma imagem que interessa vender.
Não vale a pena fazer grandes juízos sobre se há poderes melhores e piores.
Temos tendência a justificar atitudes e comportamentos das pessoas que são do mesmo partido, a justificar, desvalorizar e mesmo a anular os comportamentos comprometedores do ponto vista moral, dos dirigentes e militantes do mesmo partido.
A comunicação social está alinhada com as campanhas dos partidos políticos de modo mal disfarçada ou de forma completamente empenhada. Basta conferir com o que se passa nos EEUU na actual campanha, onde os mais importantes órgãos de comunicação social apoiam um ou outro candidato.

O poder funciona assim, deita mão a todos os instrumentos que estão ao seu alcance e nunca como hoje a informação e o conhecimento tiveram tanta importância para o poder.
Daí que não seja de estranhar que a manipulação se faça sobretudo no campo da informação e da detenção do conhecimento.

É por isso que o debate da educação passa pela questão do conhecimento e da informação.
A formação da personalidade das crianças e dos jovens passa pela família, pela escola e certamente pelos media. Depois toda a nossa vida é influenciada pelos media. E… Por isso parece que o assunto da informação merece uma especial atenção.
Alvin Toffler, em Os novos poderes, (1991, orig. de 1990), para além de ter alertado para a possibilidade de uma crise financeira como a que estamos a viver, alerta-nos também para a manipulação da informação quer no emissor e no destinatário quer na mensagem.
É sobre técnicas e tácticas de manipulação da mensagem que quero referir em particular:
A táctica de omissão
Não jogar com o baralho todo, deixar enormes lacunas, retirar factos relevantes da informação...
A táctica das generalidades
Os pormenores são atenuados através de abstracções ligeiras: tal politico é corrupto mas são todos somos assim não é ?
A táctica do timing
Os discursos dos políticos são apresentados no último momento para não se poderem fazer grandes alterações. Veja-se o tempo para discussão publica…
A táctica do drible
Distribuir a informação a conta gotas tipo telenovela com mil episódios
A táctica do tsunami
Inundar o sujeito de informação a ponto de o submergir e não ser capaz de encontrar os factos essenciais.
A táctica da nebulosa
Lança-se uma grande quantidade de boatos nebulosos…. Do género: eu sei que você sabe que eu sei…
A táctica do volta para trás
Por exemplo espalhar uma história falsa em qualquer lado, no estrangeiro, que depois virá a ser tomada como verdadeira no local que interessa
A táctica da grande mentira
A pequena mentira dificilmente é acreditada. Hoje é necessário mentir … mas em grande.
A táctica da inversão
Virar simplesmente uma mensagem do avesso.
Algumas destas tácticas são de antologia, mas continuamos distraidamente a acreditar na mensagem de quem controla a informação…

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