12/04/24

Traumas e resiliência



Com demasiada frequência, vivemos hoje situações traumáticas como acidentes, violações sexuais, actos criminosos, desastres naturais e catástrofes (incêndios, inundações, sismos, furacões), morte violenta de um familiar/amigo, doença grave/internamento hospitalar... Situações como a pandemia e situações de guerra na Ucrânia, Gaza, etc... são situações traumáticas em que populações inteiras estão sujeitas a trauma.
Perante estas violências podemos sentir choque, ameaça, stress, insegurança, humilhação, vergonha, anulação...
Ou seja, dependendo de cada pessoa, estamos, mais uns do que outros, sujeitos a traumas. As consequências do trauma dependem da reacção de cada pessoa e da sua resiliência.

1. Trauma e situações traumáticas 
Segundo a revista digital Psychology today “Trauma significa literalmente ferida, choque ou lesão. Trauma psicológico é a experiência de sofrimento emocional de uma pessoa resultante de um evento que supera a capacidade de digeri-lo emocionalmente. 
O evento precipitante pode ser uma ocorrência única ou uma série de ocorrências percebidas como gravemente prejudiciais ou potencialmente fatais para si mesmo ou para seus entes queridos.“
De facto, trauma corresponde a um registo, físico e mental, às feridas físicas e psicológicas.

2. Subjectividade
Um indivíduo pode passar por essas situações traumáticas, sem, necessariamente, ficar traumatizado. Os traumas não possuem origem no evento traumático em si. Mas Têm originam a partir da resposta psíquica e do sistema nervoso para o acontecimento negativo, tanto no momento em que ocorreu, como na sequência do acontecimento.
O que é ou não traumático é subjectivo e pessoal. Podemos ter experiências semelhantes às de outras pessoas, mas vivê-las e sermos afectados por elas de forma muito diferente. 
Segundo Sofia Teixeira do Observador ("O que é um trauma? Oito perguntas para entender o choque e o stress pós-traumático ", de 13-8-2023), depois de um evento traumático podem acontecer três coisas: 
- A maioria das pessoas, depois de um período de tempo (horas, dias ou semanas) acaba por superar estas experiências sem ficar com sintomas ou sequelas relevantes;
- Outro grupo de pessoas recupera mas não fica com a situação completamente resolvida. Ao longo da vida, em períodos de maior instabilidade emocional, voltam a ter alguns sintomas de sofrimento psicológico, apesar de não terem critérios para um diagnóstico de perturbação mental;
- Por fim, entre 5% a 8% dos atingidos desenvolve doenças mentais na consequência da exposição ao evento traumático. 
Algumas das perturbações que podem ocorrer são a depressão, o luto prolongado, os comportamentos aditivos, os sintomas psicóticos. E uma doença mental em particular: Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT).

Mas também pode acontecer que haja crescimento pós-traumático, ou seja, pode-se desenvolver um processo em que, depois da vivência de um trauma, a pessoa dá um novo sentido à sua vida. Estas pessoas sentem-se mais maduras, com mais ferramentas para enfrentar a vida, dão menos importância a contrariedades pequenas, mudam as prioridades e, não raras vezes, fazem mudanças positivas, atribuindo essas alterações à experiência intensa e ao sofrimento por que passaram.


Até para a semana.



Rádio Castelo Branco


Sem comentários:

Enviar um comentário