17/06/23

Jonas - Giacomo Carissimi


Giacomo Carissimi - Jonas - Coro della Radio Svizzera

00:00 I. Sinfonia; 01:17 II. Cum repleta; 03:21 III. Et proelibantur venti; 07:11 IV. Jonas autem;  09:13 V. Hebraeus ego sum; 11:46 VI. Justus es, Domine; 17:51 VII. Et imperavit; 18:48 VIII. Peccavimus, Domine.

"Na minha aflição invoquei o Senhor e Ele ouviu-me.  Clamei  a Vós do meio da morada dos mortos e ouvistes a minha voz. Lançastes-me ao abismo, ao seio dos mares e as correntes das águas envolveram-me...
... Mas Vós, Senhor meu Deus, salvastes a minha alma do sepulcro.(Jonas, 2, 3-4-7)


"Carissimi era um músico modesto com uma existência simples e discreta, o que o levou a recusar vários convites vantajosos para exercer a sua actividade noutras cortes europeias... 
... As suas obras, especialmente as cantatas, motetes e oratórias (géneros que o compositor desenvolveu de forma especial), ilustram bem o domínio e a mestria na utilização das teorias da Retórica, expressas no figuralismo musical e na teoria dos afectos (Figurenlehre e Affektenlehre), tão características desta época. Estes processos composicionais emprestavam uma eficaz expressão emocional ao texto poético-religioso, através das figuras musicais. A experiência de Carissimi no que respeita à música vocal está também bem expressa no seu tratado Ars Cantandi, que teve várias edições e traduções após a sua morte (nomeadamente em alemão em 1696)."  Casa da Música

Sem comentários:

Enviar um comentário