13/09/21

As pessoas que moram dentro dos políticos




Talvez as pessoas que têm partido sejam mais felizes do que eu ou pelo menos tenham o seu processo de decisão mais facilitado porque sabem sempre em quem votam e, como sabemos, votam sempre nos mesmos, aconteça o que acontecer, mude o que mudar no mundo e arredores...
Não tenho essa vantagem, esse conforto, e isso dá-me muito mais trabalho a encontrar a racionalidade do voto, em cada eleição que se apresenta aos cidadãos.
Nas actuais eleições autárquicas, precisava de dispor de pelo menos quatro votos para ficar satisfeito com a minha opção eleitoral em quatro pessoas.

O primeiro voto seria para João Belém a quem devo a minha transferência para o Ministério da Educação para exercer funções de psicólogo no CAE de Castelo Branco e pelos anos em que tive o privilégio de trabalhar na equipa por ele dirigida. E este é um ponto fundamental: a sua capacidade para dirigir equipas de trabalho, o seu humanismo nas relações interpessoais, a capacidade de resolver problemas.

O segundo seria para Leopoldo Rodrigues de quem tenho as melhores recordações do tempo em que na Escola Afonso de Paiva nos empenhámos na educação de todos os alunos em especial daqueles que tinham mais dificuldades de e na aprendizagem. Integrei o conselho de turma de um CEF de que era director de turma, durante vários anos, onde fui docente de Psicologia do desenvolvimento. Foi uma experiência extremamente enriquecedora que me permitiu constatar a sua capacidade de liderança, o seu humanismo, a sua compaixão pelos alunos mais frágeis.

O terceiro voto seria para Rui Amaro Alves que revela capacidade de liderança, capacidade técnica e de planeamento, tem feito as propostas mais inovadoras e de mudança tão necessárias à autarquia após tanto tempo de gestão, e refiro-me a vários mandatos, cheia de vícios, e que por isso necessita de outra forma de ser e estar ao serviço dos cidadãos albicastrenses.

Finalmente, preciso de um quarto voto para resgatar Carlos Semedo à actual gestão autárquica pelo reconhecimento do que tem feito na gestão da área da cultura.

Sinceramente, ainda precisava de mais alguns votos para pessoas que têm mérito e  me agradam como Ernesto Candeias, José Pires, Maria do Carmo Andrade...

Não sendo possível, espero que, após as eleições, os eleitos tenham a grandeza de espírito de, na prática, darem oportunidade ao consenso e continuidade às melhores propostas que se encontram nos programas que estas pessoas propõem ou defendem para Castelo Branco.
Creio que, como eu, todos amam Castelo Branco e, por isso, o esforço tem que ser feito para melhorar a vida dos albicastrenses  e tornar o espaço dos nosso afectos mais agradável para viver.



Sem comentários:

Enviar um comentário