27/01/16

Ser avó

1. Parece que foi ela, a avó, que esteve grávida e deu à luz. Simplicidade e emoções genuínas perpassam pelas diversas situações relacionais com os netos, pela fragilidade dos netos acabados de nascer ou pela própria fragilidade em querer cuidar deles o melhor que sabe.
São momentos de puro encantamento em que as brincadeiras e parvoíces da avó parecem destrambelhar a postura do quotidiano mais ou menos circunspecto da sua profissão.
Será que as avós podem usar qualquer roupa ou "um par de ténis" (p.15) sem estarem a concorrer com as mães?
2. As avós, como já foram mães, podem achar que já sabem tudo sobre os filhos ou sabem mais do que as mães, mas não, as avós não nascem ensinadas para o seu papel de avós, "este papel difícil que exige autocontrole e diplomacia que nos permite estar próximo, mas nos obriga a guardar distância, a medir o envolvimento e o sentido de posse, para não magoarmos, nem nos deixarmos magoar…” 
3. As avós têm uma metodologia, vêem os netos como se estivessem no 1º balcão do teatro. Cada capítulo do desenvolvimento dos netos é como se fosse uma ficha de observação. Descritiva, muito impressiva, mais ou menos independente, devido à proximidade relacional, e documentada com as evidências (fotos) que mostra no telemóvel.
4. As avós dão importância às pequenas grandes coisas do desenvolvimento: A importância de uma bolacha que faz milagres face a uma birra;  A importância de dizer não pela primeira vez, que será o começo de muitas outras, torna-se no momento inicial da educação “quando por faro pressentimos que um não é fundamental, e instintivamente o dizemos, sem agressividade, nem raiva, estabelecendo uma regra ou um limite.” (p. 49)
5. Fica particularmente sensibilizada, com a lágrima ao canto do olho, quando ouve dizer pela primeira vez: “vovó”.
6. A avó aprende a lidar com a censura social, as chamadas "bocas" sobre o bebé. Quando os outros tem tendência a fazer comparações por tudo e por nada: “porque ainda usa chucha”, “porque não quer brincar com os outros”, porque ainda não fala muito, “porque é envergonhada”... (p.91), não lhes dá qualquer importância porque sabe que as crianças são diferentes em tudo, mesmo quando se trata de gémeos idênticos.
7. O avô, faz parte desta sociedade de relação e observação. Como o fotógrafo, que geralmente não fica nas fotografias, está presente, talvez mais discreto e menos interventivo, para isso já chega a avó, e aprecia extasiado e incrédulo aquela relação única da avó e do neto nas coisas mais simples e extraordinárias do dia a dia.
8. Os avós não fazem o papel de pais mas são os “anjos-da-guarda delegados.”(p. 89)
9. Os avós ligam, inscrevem, na genealogia, as gerações e os vários elementos da família extensa; " … enquanto pais, os laços que nos ligam aos filhos e, enquanto filhos, os laços que nos ligam aos pais tornam possível que uns e outros estejam absolutamente seguros do amor incondicional que os une. Essa segurança permite que tanto os adultos como as crianças sejam mais eles próprios quando estão uns com os outros.” (p. 64)
10. “Ser avó é uma bênção dos Céus.” (p. 91)

Sem comentários:

Enviar um comentário