26/08/15

Love and mercy


Quase 300 mil migrantes chegaram desde janeiro à Europa. Face a este grave problema, tem havido as mais diversas posições e manifestações.  Jean Claude Juncker exigiu que os Estados se deixem de desculpas e travem esta crise dos migrantes e escreve "Um apelo à coragem coletiva".

No site da Anistia Internacional-Brasil, encontramos Sete perguntas sobre os refugiados e migrantes que estão morrendo no Mediterrâneo:
4. Por que a Europa deveria ajudar?
Os governos europeus enfrentam um tremendo dilema de vida ou morte. Não fazer o suficiente para ajudar agora mesmo é desumano e indefensável, equivalente a içar a ponte levadiça enquanto crianças, homens e mulheres morrem fora de nossas muralhas.
Pedir asilo é um direito humano, uma parte essencial dos acordos internacionais sobre refugiados que quase todos os governos assinaram depois da II Guerra Mundial.
Mas os governos europeus estão colocando enormes obstáculos para as pessoas que suportaram tanta coisa. Por exemplo, ofereceram um total de apenas 40.137 lugares de reassentamento para refugiados sírios, 30.000 deles somente na Alemanha. Em compensação, somente cinco países vizinhos da Síria acolheram 3.9 milhões de refugiados.
A Europa deve cumprir os acordos internacionais sobre asilo, deve ajudar, como já faz e, responder à crise de forma ajustada, como ainda não está a fazer (Amnistia Internacional-Portugal).
Love and mercy, é o que qualquer ser humano sente por outros seres humanos (certamente a grande maioria) que se arriscam a fugir para lugares onde se possa viver com liberdade, segurança e alguma qualidade de vida.

Mas este é um problema de todos os países, desde logo os de origem, os de passagem e os de destino, mas também os que ficam longe, os que estão em guerra e os que apoiam a guerra, os que vendem as armas, os que lavam as mãos porque isto é lá com a Europa...

Sem comentários:

Enviar um comentário