23/07/15

Fundadores



Há mais de meio século, estes líderes inspiraram a criação da União Europeia.
Apesar de, nestes dias de todas as (des)informações, ser politicamente correcto dizer mal da Europa, é necessário afirmar que os principais objectivos dos fundadores foram conseguidos: a paz, a estabilidade e a prosperidade, ainda que  com alguns percalços pelo caminho.
Sem o percurso feito, até agora, pela União Europeia, estaríamos melhor ou pior? Teríamos aprofundado a solidariedade, teríamos construído politicamente os Estados Unidos da Europa, teríamos instituições menos burocratizadas, teríamos políticos, deputados, comissários europeus menos vaidosos e menos gastadores ? Teríamos menos interesses nacionais sobreporem-se aos comunitários ? Teríamos reduzido a corrupção a zero ?
Provavelmente, estaríamos ainda mais longe desses objectivos, mas esses obstáculos também significam que há um longo e difícil caminho a construir.

K. Adenauer, escrevia nas suas memórias: " A democracia não termina num regime parlamentar; tem que estar apoiada, sobretudo, na consciência do indivíduo.
Os meses que se seguiram a Janeiro de 1933 ensinaram-nos que um regime parlamentar pode ser utilizado até para impor uma ditadura, quando as pessoas não pensam ou sentem a verdadeira democracia.
Democracia é um conceito universal que tem as raízes na dignidade, no valor e nos irrevogáveis direitos do indivíduo. Quem, de verdade, pensa democraticamente, deve sentir respeito pelo outro, pelos seus elementares desejos e aspirações."

Por mais parlamentares que sejam, por mais referendos, ou eleições que se façam, por mais gravatas que ponham ou que tirem, champanhe que bebam, dias de luxo que tenham, se a consciência dos indivíduos for corrupta, sem dignidade e sem valores, não haverá democracia que lhes valha sejam da esquerda, centro ou direita.

Sem comentários:

Enviar um comentário