23/01/15

"A mulher é o futuro do homem"



Louis Aragon escreveu que "o futuro do homem é a mulher" (que na canção de J. Ferrat passa a ser "a mulher é o futuro do homem").
A evolução dos direitos humanos no sec. XX , foi, a pouco e pouco, compreendendo os direitos da mulher, nos países que os aceitam, na teoria e na prática.  Apesar da globalização, não é assim em todo o lado. 
É difícil compreender, e ainda menos justificar,  a forma como algumas sociedades tratam as mulheres, como seres sem os mesmos direitos e até como seres humanos inferiores. Há meninas que colocam em risco a própria vida pelo facto de quererem frequentar ou frequentarem a escola.
Em alguns países, há normas incríveis a que as mulheres devem obedecer. Recentemente a comunicação social referia que não podem tirar fotografias (selfies) com jogadores…
Mas, a história da emancipação feminina mostra que as mulheres vão ocupando o lugar que é delas.
Nas empresas, na vida social e politica não há repressão que sempre dure apesar dos momentos de refluxo como o que vivemos actualmente.
O acesso à educação e à cultura fará a mudança. Este processo aconteceu nos nossos países. Não é necessário recuarmos muito para encontrarmos a primeira mulher advogada, médica, a primeira vez em que as mulheres votaram…
Por incrível que pareça, as grandes mudanças estão em acontecimentos inesperados. Na Europa, a valsa de Viena teve um papel fundamental na vida das pessoas. Inicialmente pouco recomendada e mal vista, a valsa foi a primeira dança plebeia, de pares enlaçados, que se introduziu nos salões da realeza e da aristocracia, o que significou obviamente a sua aceitação generalizada.

A entrada da mulher na vida social tem o poder de mudar a história.
O movimento feminista organizado remonta ao século XIX quando as mulheres reivindicavam direitos jurídicos iguais aos homens (gestão do património, valorização do trabalho, direito à educação).
A história do feminismo tem 3 momentos. O primeiro, refere-se principalmente ao sufrágio feminino, movimento que ganhou força no século XIX e início do XX. 
Em 1918, as mulheres inglesas com mais de 30 anos obtinham finalmente o direito de voto. Só 10 anos mais tarde esse direito seria concedido a todas as inglesas com mais de 21 anos.
E Deus Criou a MulherO segundo momento refere-se às ideias e acções associadas com os movimentos de libertação feminina iniciados na década de 1960, que lutavam pela igualdade legal e social para as mulheres. 
Os anos 60 foram mais decisivos para a modificação dos comportamentos sociais da igualdade entre homens e mulheres do que décadas e décadas de luta de classes.
O terceiro momento seria uma continuação iniciada na década de 1990. Nós vivemos este período e sabemos a evolução nos comportamentos, na educação, na cultura,  em todas suas manifestações como a moda e instrumentos de informação e comunicação como a internet e as redes sociais.



Escrevia Aragon :
L'avenir de l'homme est la femme
Elle est la couleur de son âme
Elle est sa rumeur et son bruit
Et sans elle il n'est qu'un blasphème
Il n'est qu'un noyau sans le fruit
Sa bouche souffle un vent sauvage
Sa vie appartient aux ravages
Et sa propre main le détruit.

                        Louis Aragon - Le Fou d' Elsa.
___________________
O futuro do homem é a mulher
É ela a cor da sua alma
Ela é o seu rumor e ruído
E sem ela, ele é apenas uma blasfémia
É apenas um núcleo sem o fruto
Sua boca sopra um vento selvagem
Sua vida pertence à devastação
E a própria mão o destrói.

Sem comentários:

Enviar um comentário