18/08/14

Quanto vale o trabalho de um trabalhador


"Os executivos de topo das maiores empresas britânicas ganham hoje, em média, 147 vezes mais do que os restantes colaboradores dessas empresas, conclui um estudo divulgado hoje pelo High Pay Centre.O ‘think tank' classifica de "dramático" o aumento salarial destes executivos nos últimos 30 anos e insta o Governo a ter "uma acção radical" perante as desigualdades salariais que, dizem, estão a criar "um sentimento profundo de injustiça" no seio da sociedade britânica.
O estudo mostra que, em 1980, um CEO de uma cotada do FTSE 100 ganhava entre 13 e 44 vezes mais do que os seus empregados. E em 1998 a sua remuneração era, em média, 47 vezes superior. Uma medida que sobe em, 2014, para 147 vezes mais e que, em algumas empresas chega a ser mesmo centenas de vezes superior
Números que contrastam com a realidade avançada pelo Instituto Nacional de Estatística britânico, que mostram uma queda no nível de salários da população de 0,2% no último ano."

A avaliar pelo que se passa em Portugal, os executivos de topo deveriam ser ainda mais bem pagos. Talvez assim, tivessem conhecimento do que se passa nas empresas e pudessem explicar como elas se afundam porque, como temos visto, nenhum deles sabe de nada.



Como vamos estando afastados daquilo que é a realização do trabalho que vale mais do que os bens exteriores que se possam acumular...
« A actividade humana, do mesmo modo que procede do homem, assim também para ele se ordena. De facto, quando trabalha o homem não transforma apenas as coisas materiais e a sociedade, mas realiza-se a si mesmo. Aprende muitas coisas, desenvolve as próprias faculdades, sai de si e supera-se a si mesmo. Este desenvolvimento, se for bem compreendido, vale mais do que os bens exteriores que se possam acumular... É a seguinte, pois, a norma para a actividade humana: segundo o plano e a vontade de Deus, ser conforme com o verdadeiro bem da humanidade e tornar possível ao homem, individualmente considerado ou como membro da sociedade, cultivar e realizar a sua vocação integral ».

Sem comentários:

Enviar um comentário