20/08/14

Empresas: da visão à missão...



Entrevista a Warren Bennis, Executive Digest , «O talento dos grandes grupos», Outubro 1998.

"...
Strategy&Business - O que é que é necessário para assegurar o sucesso de um grupo ?
WB- Talvez o facto-chave seja encontrar um significado naquilo que se faz, isto é, como é que se leva as pessoas a acreditarem que o que estão a fazer é, de certa forma equivalente a procurar o Santo Graal.
Isto é mais do que ter uma visão. Podemos ver a diferença na frequentemente citada forma como Steve Jobs foi buscar John Sculley para assumir o comando da Apple. Na altura, Sculley estava destinado a tornar-se o presidente da PepsiCo. O clique deu-se  quando Jobs perguntou:.«Quantos anos mais vai dedicar a fazer  água corada quando tem a oportunidade de mudar o mundo ?»
Por isso a visão tem de ter um significado profundo. Tem de ter alguma ligação com o mundo em mudança, com uma missão divina.
..."

O que aconteceu (está a acontecer) com certos gestores é que têm andado a dificultar  a procura do Santo Graal e até a fazê-lo desaparecer, sem deixar rasto, para sempre, nesses espaços do nunca, nem de ninguém, chamados off-shores*...
Estes gestores não têm qualquer visão com significado profundo nem muito menos essa missão divina.

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* O termo vem dos tempos dos corsários que saqueavam os mares e depositavam a pilhagem off-shore (fora da costa).

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