Muito do que sabemos sobre os homens baseia-se nas descobertas da neurobiologia do desenvolvimento animal.
Um dos assuntos que mais tem sido discutido refere-se à educação precoce.
A educação precoce baseia-se no desenvolvimento das ligações cerebrais na infância, nos períodos críticos ou sensíveis em que a experiência ocorre e nos ambientes enriquecidos que são fundamentais para o desenvolvimento do cérebro.
Alguns investigadores têm mostrado a importância da variedade de estímulos precoce.
Numa experiência laboratorial (1) com ratos , em labirinto, verificou-se:
- Como uma variedade de estímulos precoce é mais eficaz do que a mesma experiência mais tarde.
- Uma variedade de estímulos precoce era mais benéfica para as aptidões de aprendizagem de um labirinto do que a variedade de experiências de respostas precoces.
Foi realizada uma experiência (2) com doze pares de ratos gémeos, divididos em dois grupos distribuídos aleatoriamente, em que todos recebiam a mesma alimentação. Mas num dos grupos, os ratos eram criados em ambiente estimulante (escadas, rodas, brinquedos, “recreio”, os ratos saiam das gaiolas para explorar novos territórios, etc….) e no outro os ratos eram criados com estímulos extremamente homogéneos (gaiolas pouco iluminadas, raramente alguém lhes tocava…). Os resultados permitiram verificar que os cérebros dos ratos estimulados eram química e estruturalmente diferentes dos outros ratos irmãos.
Podemos concluir que o desenvolvimento do cérebro requer um ambiente enriquecido.
O problema é sabermos o que é um ambiente enriquecido.
Não existe na experiência com os ratinhos nada que indique que quanto mais rico o ambiente melhor. Nestas experiências o ambiente enriquecido no laboratório era mais parecido com o ambiente de um ratinho em liberdade.
Para os humanos, um ambiente enriquecido não será o ambiente normal do ponto de vista sensorial, social e afectivo ?
A variedade de estímulos deve ajustar-se ao momento de crescimento da criança (problema de ajustamento).
É necessário ser cuidadoso com a sobreexposição de estímulos. Um excesso de heterogeneidade de estímulos leva à frustração, um excesso de homogeneidade de estímulos leva ao tédio. Tanto num caso como no outro a criança rejeita a interacção com o ambiente sendo assim necessário que a criança tenha uma variedade óptima de estímulos o que leva ao interesse da criança e a um crescimento cognitivo contínuo.
Lê-se no preâmbulo do diploma (3) que decidiu extinguir as escolas pequenas que isso se devia à igualdade de oportunidades no acesso a espaços educativos de qualidade, promotores do sucesso escolar. Todos os alunos devem frequentar espaços dotados de refeitório, de biblioteca e de sala de informática, espaços adequados para o ensino do inglês, da música e da prática desportiva.
O sucesso depende então do enriquecimento ambiental.
Mas o que é o ambiente enriquecido ? Qual é o lugar do afecto ?
Os homens não são ratos e o ambiente enriquecido é o ambiente normal e livre onde existem estímulos normais e em doses normais mas em que o afecto desempenha o papel principal no desenvolvimento equilibrado do ser humano.
(1) Bernard Hymovitch
(2) David Krech
(3) Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2010
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