07/01/10

Líderes servidores

A “Fundação europeia para a melhoria das condições de trabalho e de vida” revelou em estudo efectuado em 2007, que Portugal se situava na cauda da Europa no que diz respeito à satisfação com a chefia.[1].
Hoje há ainda políticos, militares, executivos, catedráticos empresários, banqueiros que são (ou foram) lideres que se baseiam na arrogância, autoritarismo e individualismo que são aspectos que conduzem à insatisfação nas organizações.
Utilizam cargos, dinheiro, títulos e influência para demonstrar a sua força e ditar as regras, eliminando qualquer possibilidade de diálogo.
Estes lideres ocupam uma posição privilegiada dentro da organização e o seu poder vem muitas vezes de nomeações político-partidárias. Não é um poder que lhes vem da cidadania ou da sua competência técnica e profissional.
Mas há outra forma de liderança: a liderança servidora é justamente o oposto desta liderança arrogante.
Mas o que é a liderança servidora ?
O termo foi introduzido, em 1970, por Robert K. Greenleaf no ensaio The Servant as Leader (“O servidor como líder”).
Não é, portanto, um conceito novo.
Na liderança servidora não existe o culto da personalidade, o salvador da pátria, mas gente comum, com um forte desejo de servir os seus concidadãos.
Liderar não é ser 'chefe'. Liderar é servir. E ao contrário do que se possa pensar, as lideranças servidoras não são lideranças fracas nem frágeis.
O que é que as pessoas esperam e admiram nos seus líderes ?
Que sejam honestos, competentes, inspiradores e visionários (inquérito efectuado a 75.000 pessoas, J. Kouzes e B. Posner, citado por Roberto Carneiro. Ver aqui o PowerPoint Liderança e gestão na direcção das escolas)
A nossa organização sócio-política ou a nível da liderança das empresas e das chefias intermédias não necessitará de lideres servidores ?
Provavelmente se tivéssemos lideres servidores a actual crise nunca teria existido e teríamos poupado grande sofrimento às pessoas que entretanto ficaram no desemprego e entraram no campo da pobreza e do desespero.
O que é interessante é podermos verificar que de vez em quando surgem lideres que provam que essas características são as realmente importantes para a liderança.
Afinal havia uma ministra da saúde que tem mostrado que se pode ter uma liderança diferente do ministro anterior. O mesmo, espero, se está a passar no sector de educação. Há agora uma ministra que sorri, que dialoga, que acredita nas pessoas. Felizmente para os alunos e professores.. E estas qualidades não pesam um cêntimo no orçamento.

Segundo Greenleaf, o líder servidor deve ter em conta 10 princípios: [2]
1. Escuta - Os lideres são valorizados pela sua capacidade comunicacional. O Líder Servidor escuta intensamente o outro… e esforça-se continuamente por ouvir a sua voz interior: o que o seu corpo, a sua mente a sua consciência lhe dizem.
2. Empatia - Procura sempre aceitar o que há de específico único na outra pessoa, colocar-se no lugar do outro para ver a realidade de outro modo.
3. Cura - O poder da cura é uma força enorme de transformação e integração. O Líder Servidor tem o grande potencial de curar-se a si e ao outro, na permanência , na procura da integridade e do todo
4. Consciência do outro - O líder servidor não teme os desafios, o desassossego da busca interior que leva à auto consciência das fraquezas e fragilidades pessoais. A consciência da sua pequenez fá-lo mais atento ao outro.
5. Persuasão - Persuasão e inspiração mais do que exercício de autoridade é a forma como o Líder Servidor convence os outros
6. Conceptualização - O Líder Servidor desenvolve a capacidade de “sonhar grandes sonhos” de olhar para o problema de forma a transcender a sua realidade limitativa.
7. Antecipação - O Líder Servidor compreende as lições do passado as realidades do presente para pensar a construção do futuro. O Líder Servidor cultiva sem descanso a mente intuitiva.
8. Direcção e orientação - Uma boa orientação a todos mobiliza: líder, liderados, directores e colaboradores, para a realização do bem da sociedade.
9. Compromisso - com o crescimento das pessoas que estão à sua volta; dimensão pessoal, profissional, espiritual.
10.Comunidade - Sem integração na comunidade o indivíduo está perdido O Líder Servidor é um empreendedor social. Um produtor de capital social em todas as instâncias em que está empenhado.


[1] Patrícia Jardim da Palma, "Liderança servidora", Sol , 18.12.2009

[2] Com base no PowerPoint referido.

  
                   

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