28/04/08
16/04/08
O direito ao afecto: Bons tratos e resiliência
O sistema de protecção das crianças e jovens em Portugal representa um avanço significativo no cumprimento dos direitos das crianças e dos jovens.
O sistema baseia-se no fortalecimento da relação familiar, da família actual enquanto realidade afectiva e de sentimento da responsabilidade.
Historicamente, só a partir do sec. XVIII, pelo menos aparentemente, as crianças passaram a ser encaradas pela sociedade como crianças. Mas o sofrimento infantil prolongou-se até aos dias de hoje e só na segunda metade do sec. XX a legislação contemplou direitos fundamentais para a protecção e o desenvolvimento das crianças: 1959 – Declaração dos Direitos da Criança, 1989 – Convenção dos Direitos da Criança e em 1999, a Lei 147, lei de promoção e protecção dos direitos da criança. A lei 147 consagrou o direito ao afecto. Assim, na alínea c) do artº 3º, nº 2, de forma negativa, define o que não devemos deixar de dar à criança: está em perigo a criança que “não recebe os cuidados ou a afeição adequados à sua idade e situação pessoal”.
Todas as crianças devem receber os cuidados necessários a fim de lhes assegurar a vida, o bem estar e um desenvolvimento harmonioso ao mesmo tempo que os seus direitos sociais, económicos, cívicos e políticos são respeitados, permitindo-lhes o desenvolvimento das suas potencialidades para que todos tenham as mesmas possibilidades de viver, ser livres e felizes. (J. Barudy).
O que está na origem dos comportamentos perturbados não é apenas a presença de maus tratos mas também a ausência de bons tratos. Não podemos continuar a olhar para a prevenção e para a protecção apenas quando na interacção pais-filhos existem marcas físicas evidentes de que alguma coisa falta ou se degradou.
O sistema baseia-se no fortalecimento da relação familiar, da família actual enquanto realidade afectiva e de sentimento da responsabilidade.
Historicamente, só a partir do sec. XVIII, pelo menos aparentemente, as crianças passaram a ser encaradas pela sociedade como crianças. Mas o sofrimento infantil prolongou-se até aos dias de hoje e só na segunda metade do sec. XX a legislação contemplou direitos fundamentais para a protecção e o desenvolvimento das crianças: 1959 – Declaração dos Direitos da Criança, 1989 – Convenção dos Direitos da Criança e em 1999, a Lei 147, lei de promoção e protecção dos direitos da criança. A lei 147 consagrou o direito ao afecto. Assim, na alínea c) do artº 3º, nº 2, de forma negativa, define o que não devemos deixar de dar à criança: está em perigo a criança que “não recebe os cuidados ou a afeição adequados à sua idade e situação pessoal”.
Todas as crianças devem receber os cuidados necessários a fim de lhes assegurar a vida, o bem estar e um desenvolvimento harmonioso ao mesmo tempo que os seus direitos sociais, económicos, cívicos e políticos são respeitados, permitindo-lhes o desenvolvimento das suas potencialidades para que todos tenham as mesmas possibilidades de viver, ser livres e felizes. (J. Barudy).
O que está na origem dos comportamentos perturbados não é apenas a presença de maus tratos mas também a ausência de bons tratos. Não podemos continuar a olhar para a prevenção e para a protecção apenas quando na interacção pais-filhos existem marcas físicas evidentes de que alguma coisa falta ou se degradou.
Porém, é necessário ter em conta não apenas a vulnerabilidade aos factores de risco mas também a resiliência. A vulnerabilidade compreende a predisposição ou susceptibilidade para que surja um resultado negativo durante o desenvolvimento. A resiliência é a predisposição individual para resistir às consequências negativas das situações de risco e desenvolver-se, mesmo assim, adequadamente.
Por outro lado, os factores de risco e de protecção são estudados de forma sistémica nos níveis individual, familiar e ambiental.
Por outro lado, os factores de risco e de protecção são estudados de forma sistémica nos níveis individual, familiar e ambiental.
O ponto de partida dos bons tratos às crianças é a capacidade dos pais para responder às necessidades infantis de cuidado, protecção e educação.[1] Os bons tratos à criança asseguram o bom desenvolvimento e bem estar infantil, base do equilíbrio mental dos futuros adultos.
A criança tem necessidade de cuidados especiais… A criança precisa de cuidados de educação e de que os pais sejam bons pais (Bettelheim).
Jorge Barudy fala na "biologia do amor" querendo significar que as pessoas são mais importantes do que as ideologias, os objectos, o dinheiro.
Na dinâmica desta “biología do amor”, qualquer criança com as suas características, fazem dela um ser único, e considerada intrínsecamente igual a todas as outras crianças.
"Toda a acção ou omissão cometidas por indivíduos, instituições ou pela sociedade em geral, e toda a situação provocada por estes que privem as crianças de cuidados, de seus direitos e liberdades, impedindo um pleno desenvolvimento, constituem, por definição, um acto ou uma situação que entra na categoria do que nós chamaremos maus tratos ou negligencia”.[2]
“As perturbações do comportamento, e eventualmente, as psicopatologias, aparecem como um dos resultados das histórias de crianças maltratadas, das relações familiares gravemente carenciadas ou do confronto com acontecimentos da vida traumáticos”.
Boris Cyrulnik [3] refere a insuficiência de ter um filho biológico sendo necessário dá-lo ao mundo colocando à sua volta os tutores do desenvolvimento.
Uma vez nascido, o bebé, segundo provoque prazer ou não no adulto, vai desencadear neste reacções diferentes que, por sua vez, vão realizar ou não o seu desenvolvimento.
A criança tem necessidade de cuidados especiais… A criança precisa de cuidados de educação e de que os pais sejam bons pais (Bettelheim).
Jorge Barudy fala na "biologia do amor" querendo significar que as pessoas são mais importantes do que as ideologias, os objectos, o dinheiro.
Na dinâmica desta “biología do amor”, qualquer criança com as suas características, fazem dela um ser único, e considerada intrínsecamente igual a todas as outras crianças.
"Toda a acção ou omissão cometidas por indivíduos, instituições ou pela sociedade em geral, e toda a situação provocada por estes que privem as crianças de cuidados, de seus direitos e liberdades, impedindo um pleno desenvolvimento, constituem, por definição, um acto ou uma situação que entra na categoria do que nós chamaremos maus tratos ou negligencia”.[2]
“As perturbações do comportamento, e eventualmente, as psicopatologias, aparecem como um dos resultados das histórias de crianças maltratadas, das relações familiares gravemente carenciadas ou do confronto com acontecimentos da vida traumáticos”.
Boris Cyrulnik [3] refere a insuficiência de ter um filho biológico sendo necessário dá-lo ao mundo colocando à sua volta os tutores do desenvolvimento.
Uma vez nascido, o bebé, segundo provoque prazer ou não no adulto, vai desencadear neste reacções diferentes que, por sua vez, vão realizar ou não o seu desenvolvimento.
A vinculação à mãe processa-se em condições seguras em 65 por cento dos casos, no entanto, em 5 por cento dos casos é desorganizada provocando assim um desregramento desestruturante para a criança.
Também um acontecimento ofensivo pode surgir, colocando em jogo as instâncias biológicas, emocionais ou históricas do psiquismo. As circunstâncias de um trauma não são, pois, excepcionais.
Também um acontecimento ofensivo pode surgir, colocando em jogo as instâncias biológicas, emocionais ou históricas do psiquismo. As circunstâncias de um trauma não são, pois, excepcionais.
A resiliência é um processo ... não é um catálogo de qualidades que um indivíduo pode possuir. É um processo que, do nascimento até à morte, nos liga sem cessar com o meio que nos rodeia...
O ponto de partida dos bons tratos às crianças é a capacidade dos pais para responder às necessidades infantis de cuidado, protecção, educação, respeito, empatia e apego.
Os bons tratos à criança asseguram o bom desenvolvimento e bem estar infantil, base do equilíbrio mental dos futuros adultos.
A falta de competência e de consciência dos pais, demasiado ocupados com problemas profissionais ou sentimentais provoca danos a seus filhos fazendo-os pagar as suas carências e insatisfações.
Estes maus tratos, às vezes inadvertidos, causam traumas infantis, transtornos de apego e outros sintomas de comportamento que manifestam o sofrimento invisível nas crianças.
Os bons tratos à criança asseguram o bom desenvolvimento e bem estar infantil, base do equilíbrio mental dos futuros adultos.
A falta de competência e de consciência dos pais, demasiado ocupados com problemas profissionais ou sentimentais provoca danos a seus filhos fazendo-os pagar as suas carências e insatisfações.
Estes maus tratos, às vezes inadvertidos, causam traumas infantis, transtornos de apego e outros sintomas de comportamento que manifestam o sofrimento invisível nas crianças.
As instituições têm uma particular responsabilidade para de forma compreensiva e de bom trato no âmbito escolar, da justiça ou da atenção social possam reparar muitos danos e devolver às crianças a sua capacidade de resiliência e confiança no mundo, no mundo dos adultos.
Os bons tratos são o cumprimento do direito ao afecto e os maus tratos a ausência ou a violação desse direito.
Os bons tratos são o cumprimento do direito ao afecto e os maus tratos a ausência ou a violação desse direito.
Apesar da legislação, o que acontece é que se deve perceber o que está em jogo. Assim, Dulce Rocha [4] critica a legislação porque pode provocar sofrimento à criança ao desvalorizar a importância das relações afectivas quando não dizem respeito à família biológica.
Deveria ser introduzido o princípio da prevalência das relações afectivas e não apenas da família que já está prevista.
É neste sentido que ontem foi tornada pública a proposta do IAC sobre a clarificação do conceito de superior interesse da criança. "Neste documento propõe-se a consagração legal expressa do direito da criança à preservação das suas ligações psicológicas profundas e à continuidade das relações afectivas gratificantes e de seu interesse, direito reconhecido com base no aprofundamento dos conhecimentos científicos actuais".
Sem dúvida, que é com grande esperança, que se apoia a iniciativa do IAC, no sentido de deixar expresso na lei 147 este direito da criança. [5]
_____________________________
[1] Bettelheim, B. (1994) – Bons Pais, O sucesso na educação dos filhos, Bertrand Editora. (Orig 1987)
[2] Barudy, J. – O sofrimento invisível das crianças
[3] Cyrulnik, B. - Essa Inaudita Capacidade de Construção Humana[4] Dulce Rocha , "Lacuna na lei pode provocar sofrimento nas crianças", Agência Lusa, 22.11.2005
[5] O texto O Superior Interesse da Criança na perspectiva do respeito pelos seus direitos que refere as alterações propostas e a sua fundamentação pode ser consultado em http://www.iacrianca.pt/noticias/ficheiros/quinzeabril.pdf
10/04/08
(In)disciplina, delinquência ...
“O ditado popular «Quem rouba um tostão, rouba um milhão» é falso
Claro que alguns jovens delinquentes reincidem na idade adulta, tornando-se bandidos e divorciam-se por completo da sociedade. Para esses, o provérbio está certo, mas os reincidentes, segundo as estatísticas mais pessimistas, constituem apenas 25 a 30% dos jovens associais.
Existe uma tendência para a sedação do comportamento dito associal e a maior parte dos jovens marginais acabam mais dia menos dia por «encaixar-se». A proporção aumenta quando se aplicam aos jovens tratamentos que visam a longo prazo o desabrochar da personalidade, em vez duma supressão imediata das perturbações. E a simples comparação do número anual dos delitos, mais de mil vezes superior ao número dos crimes de sangue, deveria tranquilizar os pais que pensam do seu filho: hoje é ladrão, amanhã será assassino”.
S. Tomkiewicz e col. – Adaptar, marginalizar ou deixar crescer, A Regra do Jogo , pag. 86
06/04/08
(In)disciplina
“… A indisciplina constitui hoje, juntamente com o insucesso escolar, o problema mais grave que a escola de hoje enfrenta em todas os países industrializados.”
A indisciplina “ ao quebrar as normas da aula e da escola, interfere altamente no processo pedagógico, pois, para alem de afectar a aprendizagem do aluno, tira tempo útil ao professor compromete a sua performance e obriga-o a desempenhar papéis que ele não gostaria de desempenhar.
Daí a fadiga e outras perturbações psicossomáticas, daí os sentimentos de impotência, frustração, irritação e desejo de fuga à tarefa que afectam muitos docentes”
M. T. Estrela, Relação Pedagógica, Disciplina e indisciplina na Aula, pag. 98
A indisciplina “ ao quebrar as normas da aula e da escola, interfere altamente no processo pedagógico, pois, para alem de afectar a aprendizagem do aluno, tira tempo útil ao professor compromete a sua performance e obriga-o a desempenhar papéis que ele não gostaria de desempenhar.
Daí a fadiga e outras perturbações psicossomáticas, daí os sentimentos de impotência, frustração, irritação e desejo de fuga à tarefa que afectam muitos docentes”
M. T. Estrela, Relação Pedagógica, Disciplina e indisciplina na Aula, pag. 98
(In)disciplina
"É verdadeiro o seguinte provérbio: usado na língua popular boema : uma escola sem disciplina é um moinho sem água.
Efectivamente se se tira a água a um moinho, ele pára necessariamente, assim também se na escola falta a disciplina , tudo afrouxa.”
“Com efeito, que é a disciplina senão um processo adequado de tornar os discípulos verdadeiramente discípulos”.
Coménio, Didactica Magna, Pag 401
“Um óptimo método de regular a disciplina é-nos ensinado pelo Sol, o qual ministra às coisas que crescem:
1.sempre, luz e calor;
2. frequentemente, chuva e vento;
3. raras vezes, raios e trovões, embora estas coisas tenham também a sua utilidade”.
Coménio, Didactica Magna, Pag. 405
“Houve até um grupo de mestres ingleses que fizeram um protesto público declarando que, se fossem abolidos os castigos, eles seriam demitidos de seus ofícios porque não poderiam educar sem castigos.
Oh! Os castigos ! não me ocorreu que fosse uma instituição indispensável, dominante na vida de toda a humanidade infantil. Todos os homens crescem sob esta humilhação.”
Montessori, M. - Formação do Homem
“Surge uma pergunta irreverente:
-- Por que deve uma criança obedecer?
A minha resposta é:
-- Ela deve obedecer para satisfazer o desejo adulto de poder. Se não fosse por isso por que deveria uma criança obedecer ?
--Bem –diz você – ela pode molhar os pés se desobedecer à ordem para se calçar, pode mesmo rolar de um rochedo abaixo, se não obedecer ao grito do pai.
Sim, a criança deve obedecer quando a questão é de vida e morte. Mas quantas vezes a criança é castigada por ter desobedecido em questão de vida e morte ? Raramente, se chegou a sê-lo. Geralmente abraçam-na, dizendo:
-- Meu tesouro ! Graças a Deus, nada te aconteceu !
A criança é castigada , quase sempre, pelas coisas pequenas”
A. S. Neil, Liberdade sem medo
Efectivamente se se tira a água a um moinho, ele pára necessariamente, assim também se na escola falta a disciplina , tudo afrouxa.”
“Com efeito, que é a disciplina senão um processo adequado de tornar os discípulos verdadeiramente discípulos”.
Coménio, Didactica Magna, Pag 401
“Um óptimo método de regular a disciplina é-nos ensinado pelo Sol, o qual ministra às coisas que crescem:
1.sempre, luz e calor;
2. frequentemente, chuva e vento;
3. raras vezes, raios e trovões, embora estas coisas tenham também a sua utilidade”.
Coménio, Didactica Magna, Pag. 405
“Houve até um grupo de mestres ingleses que fizeram um protesto público declarando que, se fossem abolidos os castigos, eles seriam demitidos de seus ofícios porque não poderiam educar sem castigos.
Oh! Os castigos ! não me ocorreu que fosse uma instituição indispensável, dominante na vida de toda a humanidade infantil. Todos os homens crescem sob esta humilhação.”
Montessori, M. - Formação do Homem
“Surge uma pergunta irreverente:
-- Por que deve uma criança obedecer?
A minha resposta é:
-- Ela deve obedecer para satisfazer o desejo adulto de poder. Se não fosse por isso por que deveria uma criança obedecer ?
--Bem –diz você – ela pode molhar os pés se desobedecer à ordem para se calçar, pode mesmo rolar de um rochedo abaixo, se não obedecer ao grito do pai.
Sim, a criança deve obedecer quando a questão é de vida e morte. Mas quantas vezes a criança é castigada por ter desobedecido em questão de vida e morte ? Raramente, se chegou a sê-lo. Geralmente abraçam-na, dizendo:
-- Meu tesouro ! Graças a Deus, nada te aconteceu !
A criança é castigada , quase sempre, pelas coisas pequenas”
A. S. Neil, Liberdade sem medo
28/03/08
A INDISCIPLINA (2)
Temos vindo a falar da indisciplina…
Mal sabíamos nós que seria aberta a caixa de Pandora através do YouTube e passaríamos toda a semana a olhar para o umbigo da Escola.
A verdade é que os alunos não são como muita gente tem dito.
As crianças não são como muita gente acha que são.
Os professores não são anjos nem demónios
Os ministros são como sempre foram
Para a ministra da educação 1000 ou 100000 professores “são muitos”.
O poder é o que sempre foi.
Não é verdade que as medidas educativas sejam adequadas. Mas este problema não é de hoje.
Aconteceu aliás um milagre em Portugal porque, com menos professores, tivemos melhores resultados.
Pois é, esses desmancha-prazeres dos sindicalistas vêm agora falar em qualidade do ensino... Que bom que era uma sociedade democrática sem sindicatos, não era ? ! Pois era. Mas se calhar não era sociedade democrática.
Não acho que os culpados sejam:
Os pais
As crianças
Os professores
Os conselhos executivos
Os psicólogos
A ministra da educação
Os sindicatos
A legislação
A sociedade
O telemóvel
Os media
A pobreza
A riqueza
O Benjamin Spock
O Berry Brazelton
O(s) currículo(s) …
Pelo contrário, acho que é com todos estes factores que se faz a educação e é aí que, no fundo da caixa, podemos encontrar a esperança. Ou seja, apesar de todos os males de que a escola enferma, é também nela que reside um futuro melhor. Aliás, o título de um livro de Benjamin Spock é, precisamente “Um mundo melhor para os nossos filhos”.
Acho que fez muito bem Armando Leandro quando centrou um problema particular na sua justa dimensão, enquadramento legal e também no campo dos valores sociais, como o valor da autoridade.
Não acho que os problemas de indisciplina se resolvam com castigos exemplares, como diz um representante de um Associação de País do Porto e se ouve por aí…
Não acho que o pequeno delito conduza necessariamente ao grande crime como acha o Sr. PGR.
Não acho que se psicologizou excessivamente a escola, como referiu o psiquiatra José Gameiro.
O trabalho da educação está a fazer-se todos os dias nas escolas pelos alunos, professores, técnicos, incluindo alguns psicólogos, auxiliares de educação, etc.
Por isso das nossas escolas, públicas e privadas vão sair óptimos alunos, óptimos filhos e cidadãos responsáveis.
Estão dentro delas os futuros profissionais que vão permitir que o país funcione: médicos, educadores, engenheiros, arquitectos, terapeutas, carpinteiros, polícias, canalizadores, investigadores … todos os profissionais que irão cuidar de nós quando formos velhos, dos nossos filhos ou dos nossos netos, que irão construir as nossas casas, que irão proteger-nos…
É por isso que estou preocupado com a educação e com os fenómenos com ela relacionados como a indisciplina ou com outras coisas mais modernas como a disrupção escolar ou o bullying, como agora se diz, mas que é a mesma coisa.
É por isso que eu e os professores trabalhamos todos os dias na escola para ajudar a ultrapassar esses problemas. Sublinho professores porque são as melhores pessoas da nossa sociedade e por isso lhes confiamos os nossos filhos para fazerem aquilo que de mais nobre existe: ajudar uma criança a crescer, cognitiva e emocionalmente, e ajudá-la a tornar-se independente e autónoma, objectivo principal da educação. Como diz Brazelton: “é tão excitante aprender qualquer coisa sozinho, sem a ajuda dos pais” e, já agora, dos professores.
Voltando atrás…
O que são castigos exemplares ? São, certamente, um abuso. E provavelmente enquadram-se no que podemos chamar de maus tratos. Por que deve haver castigos exemplares ?
Eu pensaria que todo o cidadão é sujeito de direitos e deveres e que seria sancionado pelas infracções cometidas.
Então quando é que devemos aplicar castigos exemplares ? Quem é que decide ? Onde estão esses castigos exemplares, foram definidos por quem ? Foram aprovados por quem ?
Não será que devemos apenas aplicar castigos ? Os castigos que devem ser aplicados são os que estão previstos na lei e nos regulamentos da escola aprovados democraticamente nas suas instâncias, designadamente no Conselho Pedagógico. E, mesmo assim, tem sempre que se submeter à lei e aos princípios universais dos direitos humanos e dos direitos da criança (1959 – Declaração dos Direitos da Criança,1989 – Convenção dos Direitos da Criança e 1999 – A lei 147 – lei de promoção e protecção dos direitos da criança).
Não há lugar a castigos exemplares, porque isso será a falta de justiça. Não há lugar a subjectividade nesta matéria. Em parte nenhuma da sociedade mas muito menos na escola. As instituições escolares devem funcionar. O Conselho de turma disciplinar é para isso que serve.
É a modelagem ? Para que todos vejam como são punidos os que se portam mal ? Haverá modelagem pela humilhação ? Pedagogia da humilhação ? Orelhas de burro ? A fila dos burros? Exposição na entrada da escola com um cartaz ao pescoço? Chibatadas em público ? Espancamento no gabinete ? Prisão ?
Quanto à delinquência que vai originar a grande criminalidade faz-me pensar na Crónica dos bons malandros, do Mário Zambujal. Mas sabemos que nem sempre assim acontece e o contrário também é verdade.
A escola psicologizada ? É exactamente ao contrário. “É necessária toda a aldeia para educar uma criança”. Isto é, é preciso usar os recursos ao nosso dispor para que possamos levar a cabo as tarefas da educação.
A verdade é que não há uma verdadeira rede de serviços de psicologia e orientação, no terreno…
Tenho defendido inclusive a presença na escola de outros profissionais, designadamente: técnicos de serviço social e animadores sócio-culturais, dentro de ratios que se justifiquem.
O que faz falta é que as escolas sejam dotadas do número de psicólogos que seja razoável e nem sequer falo em parâmetros internacionais ou mesmo nas dotações que estão previstas na lei a nível nacional.
Podíamos começar por um ratio de 1 psicólogo/1000 alunos.
Sobre a necessidade do trabalho dos psicólogos na escola, parece uma evidência a necessidade de consulta psicológica e de orientação escolar para os alunos.
Dispenso-me de falar do sofrimento na infância, na invisibilidade dos maus tratos às crianças (Barudy) com que frequentemente me cruzo na vida de muitas crianças com quem trabalho.
Não é necessário falar nas crianças com NEE que estão nas escolas. Merecem tudo o que possamos fazer por elas. Devolvem-nos em dobrado a força para vermos o quotidiano com outra luz e optimismo.
Não vale a pena falar dos alunos que saem da escola e são integrados na sociedade depois de muito trabalho dos professores e dos psicólogos, de terem feito sofrer colegas, professores e a própria família … porque o inferno não são só os outros…há problemas individuais a resolver, devidamente contextualizados, obviamente.
Mas “a dor da gente não vem nos jornais” como diria Amaral Dias, e também não vai aparecer no YouTube Os media têm essa dupla faceta: fazem parte da transparência da sociedade da informação mas isso não quer dizer que não traga muito sofrimento para as pessoas visadas.
Não vale a pena falar nos problemas de aprendizagem que são característicos dessa aprendizagem e que hoje são vistos com outro olhar, graças também ao trabalho dos psicólogos.
Mas viva o YouTube porque numa sociedade democrática há opinião para tudo. Hoje há opinião sobre tudo. Hoje há milhares de opiniões diferentes sobre uma mesma coisa.
Hoje felizmente há opinião. Pode ser cretina ou inteligente. Mas o importante é que ela exista.
Que bom que era uma sociedade democrática onde a liberdade de expressão fosse amordaçada, não era ? ! Pois era, mas se calhar não era uma sociedade democrática.
Foi devido ao trabalho dos meus professores que sou quem sou. E como dizia Cecília Meireles:
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos,
há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam
mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida
e nos marcam para sempre".
Finalmente, acho que vamos descobrir a esperança no fundo da caixa de Pandora… E de repente começaremos a dizer: obrigado professores do meu país pelo trabalho que têm feito!
A escola não é a vida. Mas o que dela resulta, o saber, a cultura, é um instrumento para a experiência da vida. Os problemas da escola e da aprendizagem com todas as contradições inerentes estão presentes nestes versos de Cecília Meireles. E, assim, faz todo o sentido a frase de Brazelton…
ALUNA
A verdade é que os alunos não são como muita gente tem dito.
As crianças não são como muita gente acha que são.
Os professores não são anjos nem demónios
Os ministros são como sempre foram
Para a ministra da educação 1000 ou 100000 professores “são muitos”.
O poder é o que sempre foi.
Não é verdade que as medidas educativas sejam adequadas. Mas este problema não é de hoje.
Aconteceu aliás um milagre em Portugal porque, com menos professores, tivemos melhores resultados.
Pois é, esses desmancha-prazeres dos sindicalistas vêm agora falar em qualidade do ensino... Que bom que era uma sociedade democrática sem sindicatos, não era ? ! Pois era. Mas se calhar não era sociedade democrática.
Não acho que os culpados sejam:
Os pais
As crianças
Os professores
Os conselhos executivos
Os psicólogos
A ministra da educação
Os sindicatos
A legislação
A sociedade
O telemóvel
Os media
A pobreza
A riqueza
O Benjamin Spock
O Berry Brazelton
O(s) currículo(s) …
Pelo contrário, acho que é com todos estes factores que se faz a educação e é aí que, no fundo da caixa, podemos encontrar a esperança. Ou seja, apesar de todos os males de que a escola enferma, é também nela que reside um futuro melhor. Aliás, o título de um livro de Benjamin Spock é, precisamente “Um mundo melhor para os nossos filhos”.
Acho que fez muito bem Armando Leandro quando centrou um problema particular na sua justa dimensão, enquadramento legal e também no campo dos valores sociais, como o valor da autoridade.
Não acho que os problemas de indisciplina se resolvam com castigos exemplares, como diz um representante de um Associação de País do Porto e se ouve por aí…
Não acho que o pequeno delito conduza necessariamente ao grande crime como acha o Sr. PGR.
Não acho que se psicologizou excessivamente a escola, como referiu o psiquiatra José Gameiro.
O trabalho da educação está a fazer-se todos os dias nas escolas pelos alunos, professores, técnicos, incluindo alguns psicólogos, auxiliares de educação, etc.
Por isso das nossas escolas, públicas e privadas vão sair óptimos alunos, óptimos filhos e cidadãos responsáveis.
Estão dentro delas os futuros profissionais que vão permitir que o país funcione: médicos, educadores, engenheiros, arquitectos, terapeutas, carpinteiros, polícias, canalizadores, investigadores … todos os profissionais que irão cuidar de nós quando formos velhos, dos nossos filhos ou dos nossos netos, que irão construir as nossas casas, que irão proteger-nos…
É por isso que estou preocupado com a educação e com os fenómenos com ela relacionados como a indisciplina ou com outras coisas mais modernas como a disrupção escolar ou o bullying, como agora se diz, mas que é a mesma coisa.
É por isso que eu e os professores trabalhamos todos os dias na escola para ajudar a ultrapassar esses problemas. Sublinho professores porque são as melhores pessoas da nossa sociedade e por isso lhes confiamos os nossos filhos para fazerem aquilo que de mais nobre existe: ajudar uma criança a crescer, cognitiva e emocionalmente, e ajudá-la a tornar-se independente e autónoma, objectivo principal da educação. Como diz Brazelton: “é tão excitante aprender qualquer coisa sozinho, sem a ajuda dos pais” e, já agora, dos professores.
Voltando atrás…
O que são castigos exemplares ? São, certamente, um abuso. E provavelmente enquadram-se no que podemos chamar de maus tratos. Por que deve haver castigos exemplares ?
Eu pensaria que todo o cidadão é sujeito de direitos e deveres e que seria sancionado pelas infracções cometidas.
Então quando é que devemos aplicar castigos exemplares ? Quem é que decide ? Onde estão esses castigos exemplares, foram definidos por quem ? Foram aprovados por quem ?
Não será que devemos apenas aplicar castigos ? Os castigos que devem ser aplicados são os que estão previstos na lei e nos regulamentos da escola aprovados democraticamente nas suas instâncias, designadamente no Conselho Pedagógico. E, mesmo assim, tem sempre que se submeter à lei e aos princípios universais dos direitos humanos e dos direitos da criança (1959 – Declaração dos Direitos da Criança,1989 – Convenção dos Direitos da Criança e 1999 – A lei 147 – lei de promoção e protecção dos direitos da criança).
Não há lugar a castigos exemplares, porque isso será a falta de justiça. Não há lugar a subjectividade nesta matéria. Em parte nenhuma da sociedade mas muito menos na escola. As instituições escolares devem funcionar. O Conselho de turma disciplinar é para isso que serve.
É a modelagem ? Para que todos vejam como são punidos os que se portam mal ? Haverá modelagem pela humilhação ? Pedagogia da humilhação ? Orelhas de burro ? A fila dos burros? Exposição na entrada da escola com um cartaz ao pescoço? Chibatadas em público ? Espancamento no gabinete ? Prisão ?
Quanto à delinquência que vai originar a grande criminalidade faz-me pensar na Crónica dos bons malandros, do Mário Zambujal. Mas sabemos que nem sempre assim acontece e o contrário também é verdade.
A escola psicologizada ? É exactamente ao contrário. “É necessária toda a aldeia para educar uma criança”. Isto é, é preciso usar os recursos ao nosso dispor para que possamos levar a cabo as tarefas da educação.
A verdade é que não há uma verdadeira rede de serviços de psicologia e orientação, no terreno…
Tenho defendido inclusive a presença na escola de outros profissionais, designadamente: técnicos de serviço social e animadores sócio-culturais, dentro de ratios que se justifiquem.
O que faz falta é que as escolas sejam dotadas do número de psicólogos que seja razoável e nem sequer falo em parâmetros internacionais ou mesmo nas dotações que estão previstas na lei a nível nacional.
Podíamos começar por um ratio de 1 psicólogo/1000 alunos.
Sobre a necessidade do trabalho dos psicólogos na escola, parece uma evidência a necessidade de consulta psicológica e de orientação escolar para os alunos.
Dispenso-me de falar do sofrimento na infância, na invisibilidade dos maus tratos às crianças (Barudy) com que frequentemente me cruzo na vida de muitas crianças com quem trabalho.
Não é necessário falar nas crianças com NEE que estão nas escolas. Merecem tudo o que possamos fazer por elas. Devolvem-nos em dobrado a força para vermos o quotidiano com outra luz e optimismo.
Não vale a pena falar dos alunos que saem da escola e são integrados na sociedade depois de muito trabalho dos professores e dos psicólogos, de terem feito sofrer colegas, professores e a própria família … porque o inferno não são só os outros…há problemas individuais a resolver, devidamente contextualizados, obviamente.
Mas “a dor da gente não vem nos jornais” como diria Amaral Dias, e também não vai aparecer no YouTube Os media têm essa dupla faceta: fazem parte da transparência da sociedade da informação mas isso não quer dizer que não traga muito sofrimento para as pessoas visadas.
Não vale a pena falar nos problemas de aprendizagem que são característicos dessa aprendizagem e que hoje são vistos com outro olhar, graças também ao trabalho dos psicólogos.
Mas viva o YouTube porque numa sociedade democrática há opinião para tudo. Hoje há opinião sobre tudo. Hoje há milhares de opiniões diferentes sobre uma mesma coisa.
Hoje felizmente há opinião. Pode ser cretina ou inteligente. Mas o importante é que ela exista.
Que bom que era uma sociedade democrática onde a liberdade de expressão fosse amordaçada, não era ? ! Pois era, mas se calhar não era uma sociedade democrática.
Foi devido ao trabalho dos meus professores que sou quem sou. E como dizia Cecília Meireles:
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos,
há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam
mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida
e nos marcam para sempre".
Finalmente, acho que vamos descobrir a esperança no fundo da caixa de Pandora… E de repente começaremos a dizer: obrigado professores do meu país pelo trabalho que têm feito!
A escola não é a vida. Mas o que dela resulta, o saber, a cultura, é um instrumento para a experiência da vida. Os problemas da escola e da aprendizagem com todas as contradições inerentes estão presentes nestes versos de Cecília Meireles. E, assim, faz todo o sentido a frase de Brazelton…
ALUNA
Conservo-te o meu sorriso
para, quando me encontrares,
veres que ainda tenho uns ares
de aluna do paraíso...
veres que ainda tenho uns ares
de aluna do paraíso...
Leva sempre a minha imagem
a submissa rebeldia
dos que estudam todo o dia
sem chegar à aprendizagem...
- e, de salas interiores,
por altíssimas janelas,
descobrem coisas mais belas,
rindo-se dos professores...
Gastarei meu tempo inteiro
nessa brincadeira triste;
mas na escola não existe
mais do que pena e tinteiro!
E toda a humana docência
para inventar-me um ofício
ou morre sem exercício
ou se perde na experiência...
Carlos Teixeira
19/03/08
16/03/08
«Quem a tem...»
Não hei-de morrer sem saber
Qual a cor da liberdade.
Eu não posso senão ser
desta terra em que nasci.
Embora ao mundo pertença
e sempre a verdade vença,
qual será ser livre aqui,
não hei-de morrer sem saber.
Trocaram tudo em maldade,
é quase um crime viver.
Mas, embora escondam tudo
e me queiram cego e mudo,
não hei-de morrer sem saber
qual a cor da liberdade.
(Jorge de Sena, 9/12/1956, Antologia Poética, pag. 106)
Qual a cor da liberdade.
Eu não posso senão ser
desta terra em que nasci.
Embora ao mundo pertença
e sempre a verdade vença,
qual será ser livre aqui,
não hei-de morrer sem saber.
Trocaram tudo em maldade,
é quase um crime viver.
Mas, embora escondam tudo
e me queiram cego e mudo,
não hei-de morrer sem saber
qual a cor da liberdade.
(Jorge de Sena, 9/12/1956, Antologia Poética, pag. 106)
Letra para um hino
É possível falar sem um nó na garganta
é possível amar sem que venham proibir
é possível correr sem que seja fugir.
Se tens vontade de cantar não tenhas medo: canta.
É possível andar sem olhar para o chão
é possível viver sem que seja de rastos.
Os teus olhos nasceram para olhar os astros
se te apetece dizer não grita comigo: não.
É possível viver de outro modo.
É possível transformares em arma a tua mão.
É possível o amor. É possível o pão.
É possível viver de pé.
Não te deixes murchar. Não deixes que te domem.
É possível viver sem fingir que se vive.
É possível ser homem.
É possível ser livre livre livre.
Manuel Alegre
É possível falar sem um nó na garganta
é possível amar sem que venham proibir
é possível correr sem que seja fugir.
Se tens vontade de cantar não tenhas medo: canta.
É possível andar sem olhar para o chão
é possível viver sem que seja de rastos.
Os teus olhos nasceram para olhar os astros
se te apetece dizer não grita comigo: não.
É possível viver de outro modo.
É possível transformares em arma a tua mão.
É possível o amor. É possível o pão.
É possível viver de pé.
Não te deixes murchar. Não deixes que te domem.
É possível viver sem fingir que se vive.
É possível ser homem.
É possível ser livre livre livre.
Manuel Alegre
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