06/04/08

(In)disciplina

"É verdadeiro o seguinte provérbio: usado na língua popular boema : uma escola sem disciplina é um moinho sem água.
Efectivamente se se tira a água a um moinho, ele pára necessariamente, assim também se na escola falta a disciplina , tudo afrouxa.”
“Com efeito, que é a disciplina senão um processo adequado de tornar os discípulos verdadeiramente discípulos”.

Coménio, Didactica Magna, Pag 401

“Um óptimo método de regular a disciplina é-nos ensinado pelo Sol, o qual ministra às coisas que crescem:
1.sempre, luz e calor;
2. frequentemente, chuva e vento;
3. raras vezes, raios e trovões, embora estas coisas tenham também a sua utilidade”.

Coménio, Didactica Magna, Pag. 405

“Houve até um grupo de mestres ingleses que fizeram um protesto público declarando que, se fossem abolidos os castigos, eles seriam demitidos de seus ofícios porque não poderiam educar sem castigos.
Oh! Os castigos ! não me ocorreu que fosse uma instituição indispensável, dominante na vida de toda a humanidade infantil. Todos os homens crescem sob esta humilhação.”

Montessori, M. - Formação do Homem

“Surge uma pergunta irreverente:
-- Por que deve uma criança obedecer?
A minha resposta é:
-- Ela deve obedecer para satisfazer o desejo adulto de poder. Se não fosse por isso por que deveria uma criança obedecer ?
--Bem –diz você – ela pode molhar os pés se desobedecer à ordem para se calçar, pode mesmo rolar de um rochedo abaixo, se não obedecer ao grito do pai.
Sim, a criança deve obedecer quando a questão é de vida e morte. Mas quantas vezes a criança é castigada por ter desobedecido em questão de vida e morte ? Raramente, se chegou a sê-lo. Geralmente abraçam-na, dizendo:
-- Meu tesouro ! Graças a Deus, nada te aconteceu !
A criança é castigada , quase sempre, pelas coisas pequenas”

A. S. Neil, Liberdade sem medo

Sem comentários:

Enviar um comentário