Um projecto concretizado. Uma vida revista desde as memórias da infância e marcada pelas emoções.
"O som do meu nome é um conjunto de memórias da infância.
Pelas suas páginas perpassa a resiliência de uma família que, como tantas outras, se adapta, em termos piagetianos, às circunstâncias da vida, orientando-se pelos valores da autonomia moral. É um livro sobre a realização profissional e a amizade, esse encontro inesperado e sensível que toca duas pessoas de ternura e se recorda para sempre.
O som do meu nome tem mil maneiras de ser dito e outras tantas de ser ouvido. Basta recordar como era dito pela nossa mãe, pela nossa namorada, pela pessoa amada, pelo nosso professor. O som do meu nome tem mil emoções nele contidas que me fazem chorar, sorrir, desconfiar ou pacificar.
Fui assimilando esse som, como no poema de Walt Whitman sobre a infância, que me tornou naquilo que sou:
«Havia uma criança que saía todos os dias,
E o primeiro objecto que olhava transformava-se nela,
E esse objecto tornava-se parte dela durante o dia ou uma parte do dia,
Ou por muitos anos ou por dilatados ciclos de anos...»
A segunda metade do sec. XX, em que vivi, trouxe grandes realizações científicas que melhoraram a vida pessoal e social de cada um de nós mesmo com as perturbações narcísicas comuns a todos os tempos e a que as novas formas de comunicação vieram dar relevo. Apesar disso, se estas páginas têm algum interesse, é que elas demonstram que é possível deixar um mundo melhor aos nossos filhos. O som do meu nome permanecerá por largos anos dentro de mim… enquanto a memória dele se lembrar."
Sem comentários:
Enviar um comentário