12/04/18

Estratégias contra a ansiedade

"No mundo desenvolvido, a  ansiedade é o transtorno* psicológico  mais comum, seguido da depressão e do abuso de álcool e das drogas.
A ansiedade é uma ameaça presente ao longo de toda a vida do indivíduo. Prognostica-se que 14 por cento da população a experimentará num dado momento...
…a ansiedade é uma emoção que nos é familiar. Quase toda a gente se sentiu nervosa ou cheia de angústia num dado momento, com razão ou sem ela.” (Pilar Varela, p. 21)
Dada a generalização da ansiedade, grande parte da nossa vida é passada a procurar gerir esta ansiedade através de estratégias terapêuticas que a possam controlar, manter ou reduzir, de forma a podermos viver a vida  com mais equilíbrio e maior participação social.
Assim, são imensas as possibilidades de cada um poder lutar contra esta situação e poder decidir quais as formas que se adaptam melhor ao seu caso.
Temos aqui falado de algumas. Gerir a ansiedade, dadas as diferentes situações emocionais por que passamos durante o dia ou por que passamos ao longo da vida não é fácil, mas é possível.

Em algumas situações não podemos prescindir das respostas disponibilizadas  pela medicina em que os ansiolíticos desempenham um papel importante. Claro que se deve evitar a automedicação e seguir uma estratégia definida com o médico.

Mas há muitas outras situações em que a terapia  psicológica pode ser necessária. Das estratégias psicológicas que podemos adoptar talvez as mais conhecidas sejam as  terapias cognitivo-comportamentais (TCC), como a programação neurolinguística (PNL).

Muitas outras estratégias podem depender apenas de cada indivíduo e de cada situação. Para controlar e reduzir a ansiedade, em grande parte das vezes, seria suficiente fazer pequenas alterações nos nossos  hábitos quotidianos. 
São exemplos disso, as técnicas de relaxamento e meditação, uma boa gestão e organização do tempo,  comunicação equilibrada na família e no trabalho, alimentação e sono equilibrados… O desporto e as artes são boas maneiras de reduzir a ansiedade, assim como as férias, a ocupação dos tempos livres, o ginásio verde (trabalho na quinta ou na horta), as actividades manuais (ergoterapia), ou o consolo da filosofia...
Escrever pode ser uma forma de sentir tranquilidade,  como a terapia com mandalas, a pintura, a dança a música e o teatro... todas as artes podem ser verdadeiras terapias ("Desenho, pinto para me descondicionar" - Henri Michaux)

Pilar Varela refere sete estratégias psicológicas para lutar contra a ansiedade:
Interpretar correctamente as coisas: temos várias maneiras de olhar o que nos acontece, e também aquilo que não sabemos se alguma vez irá acontecer.
Desterrar os pensamentos ilógicos: o nosso pensamento é, muitas vezes, distorcido e exagerado.
Descobrir e expressar os sentimentos: a ansiedade de pende da emoção quer quando a ansiedade provoca a emoção quer quando a emoção provoca a ansiedade
Saber ser assertivo: exprimir os seus sentimentos, nem ser submisso, nem agressivo, nem manipulador
Aprender a ser sossegado: aprende-se através de técnicas como a meditação e o relaxamento
Cuidar da alimentação: estamos cansados de saber a importância de estilos de vida saudáveis, atenção aos excessos:  nicotina, álcool, açúcar, sal, estimulantes...
Ser cauteloso com os medicamentos: acima de tudo terem conta que devem ser prescritos pelo médico.
No próximo programa iremos falar da meditação com atenção plena, no sentido  oração/meditação (John Main) dando relevo ao significado profundo dessa experiência.
________________________________
* Usam-se indistintamente os termos «transtorno», «distúrbio», «perturbação». No Prefácio à Edição Portuguesa do DSM-IV, refere-se que o termo mais adequado é «perturbação»:  "... a designação «perturbação» possui campo semântico mais vasto, denotando uma mudança de estado com alteração das condições de equilíbrio, mas sem as conotações sociais negativas de «distúrbio».

Sem comentários:

Enviar um comentário