06/06/24

A maldade e o tráfico de menores


Os avanços na protecção de menores têm servido para que a vida das crianças seja protegida e os seus direitos respeitados.
Apesar da legislação, em todo o mundo, continua a existir muita violência contra as crianças que deviam estar a salvo de abusos.
As estatísticas são terríveis em relação ao tráfico de pessoas no mundo em que uma grande percentagem são crianças.* As crianças representam 22 % das vítimas de tráfico de seres humanos. A maioria das crianças vítimas deste tráfico (quase 78%) são raparigas. (O tráfico de crianças, uma grave ameaça na UE, 2021)
O tráfico de pessoas constitui uma grave violação dos Direitos Humanos fundamentais e um crime grave

Enquanto andamos entretidos a fazer discursos sobre o tráfico de pessoas no passado, há adultos e crianças que estão a ser traficados, neste momento, para as piores formas de exploração a que as pessoas podem ser sujeitas.
"Diariamente, em várias partes do mundo, existem crianças que são compradas, vendidas e transportadas para longe de suas casas. O tráfico de seres humanos é um negócio multimilionário que continua a crescer em todo o mundo, apesar das tentativas de detê-lo." (Wikipedia)

Costumam ser identificadas algumas causas que podem levar ao tráfico de crianças. Segundo o Manual de Formação para a Prevenção do Tráfico de Crianças, não existe um conhecimento profundo sobre o tráfico de crianças, mas estão identificados alguns fatores macroeconómicos e geopolíticos, como: a pobreza, falta de educação, discriminação ou desigualdade de oportunidades, atitudes culturais, aliciamento, famílias disfuncionais, conflitos políticos, leis locais inadequadas...

O Papa Francisco no "Discurso Final no Encontro sobre a Proteção de Menores na Igreja", (in Vós sois a luz do mundo”, Paulinas, 2019, ou aqui), vem acrescentar à compreensão das causas deste fenómeno, o abuso de poder e o espírito do mal:
- Os abusos sexuais contra menores são sempre a consequência duma posição de inferioridade do indefeso abusado.

- O abuso de poder está presente também nas outras formas de abuso de que são vítimas quase 85 milhões de crianças: Exploração sexual, Exploração laboral, Servidão doméstica, Mendicidade, Atividades criminosas, Escravidão, Extração de orgãos...
 
- E acrescenta o Papa Francisco, “Perante tanta crueldade, tanto sacrifício idólatra das crianças ao deus poder, dinheiro, orgulho, soberba, não são suficientes meras explicações empíricas; estas não são capazes de fazer compreender a amplitude e profundidade deste drama. A hermenêutica positivista demonstra mais uma vez a sua limitação. Dá-nos uma explicação verdadeira que nos ajudará a tomar as medidas necessárias, mas não é capaz de nos indicar o significado. E hoje precisamos de explicações e significados. As explicações ajudar-nos-ão imenso no setor operativo, mas deixar-nos-ão a meio do caminho.
Qual seria então o significado essencial deste fenómeno criminoso? Hoje tendo em conta a sua amplitude e profundidade humana, só pode ser a manifestação atual do espírito do mal. Sem ter presente esta dimensão, permaneceremos longe na verdade e sem verdadeiras soluções.” (p. 29)

O problema tende a agravar-se. Os criminosos têm agora um recurso onde podem aplicar o seu espirito maléfico: a internet, com os jogos online e as redes sociais.


Até para a semana.

__________________________

* Escrevi sobre este tema em:
Para além da covid -19, a peste emocional (8-5-2020);
Tráfico de crianças (5-2-2020);
Maldade: o caso das crianças desaparecidas (10-12-17);
"Filhos do coração" (1-2-2017);
Os direitos da criança (10-5-2014).




Rádio Castelo Branco






Sem comentários:

Enviar um comentário