"Fermentou na mente dos principais lavradores e párocos das freguesias do círculo eleitoral a ideia de levar ao parlamento o morgado da Agra de Freimas."
...
"A autoridade, assim que soube da resolução do morgado da Agra, preveniu o governo de inutilidade da luta. Não obstante, o ministro do Reino redobrou instâncias e promessas, no intuito de vingar a candidatura de um poeta de Lisboa, mancebo de muitas promessas ao futuro, que tinha escrito revistas de espetáculos, e recitava versos dele ao piano, cuja falta ou demasia de sílabas a bulha dos sonoros martelos disfarçava."
...
"Por derradeiro, o governador civil fez saber ao ministério que os povos de Vimioso, Alcanissas e Miranda se haviam levantado com selvagem independência e tinham fugido com a urna para os desfiladeiros das suas serras.
Pelo conseguinte, não pode ser proposto o poeta, que beliscado na sua vaidade assanhou-se contra o governo, escrevendo umas feras objurgatórias, as quais, se tivessem gramática a proporção do fel, o governo havia de pôr as mãos na cabeça e demitir-se.
À excepção de uma lista, o morgado da Agra de Freimas teve-as todas. "
...
"Chegou o tempo de partir para a capital.
O deputado mandou adiante por almocreve duas cargas de livros, nenhum dos quais tinha menos de cento e cinquenta anos.
Seguia-se, na conduta dos machos portadores, uma carga de presunto e orelheira, substância quotidiana da alimentação de Calisto Elói.
Depois outra carga de vinho velho, e na entrecarga uma garrafeira com duas dúzias de garrafas de vinho, que competia antiguidade com a fundação da companhia."
...
"De propósito, saltamos por cima dos pormenores da partida para não descrever o quadro lastimoso do apartamento de Calisto e Teodora.
O apartamento de Teodora e Calisto era título para dois capítulos de lágrimas." *
Onde é que eu já vi isto ?
________________________
* Camilo Castelo Branco, A Queda dum Anjo, Círculo de Leitores (III - O demónio parlamentar descobre o anjo, p. 25-28). A imagem da capa é da edição do Expresso. Pode também ler em A Queda D' Um Anjo.
Sem comentários:
Enviar um comentário