10/05/23

#25AbrilMemóriaEEsquecimento

  

  

 Daqui



Está em curso uma campanha sobre o 25 de Abril ou melhor sobre o tempo antes do 25 de Abril com o intuito de dizer e mostrar aos jovens aquilo que não se podia fazer.
É uma campanha aberta à participação dos frequentadores das redes socais onde se lhes pede para escreverem uma coisa que não podiam fazer antes de 25 Abril: #NãoPodias vai dizer aos jovens o que há 50 anos estavam proibidos de fazer.
Esta campanha é um teste à memória das pessoas e como tal envolve circunstâncias e contextos de que as pessoas poderão não se recordar exactamente. 
Na pergunta “onde é que você estava no 25 de Abril” temos este problema: a memória e o esquecimento de um acontecimento em que muita coisa se diluiu no tempo e no espaço. E também o problema das falsas memórias que foram implantadas nas pessoas através das campanhas de propaganda que aconteceram na escola e nos media...
Na actual campanha não se devem descartar estes problemas. E, além disso, mais uma vez, a manipulação dos espíritos é prioritariamente dirigida à juventude. Contam sempre com a generosidade da juventude para participar em causas que podem ser importantes para a liberdade e democracia mas que se transformam em boomerang, rapidamente, quando acompanhadas de mentiras facilmente desmontadas. Veja-se o que se passa com outra campanha: a do clima...

Jaime Nogueira Pinto (Observador) desmontou algumas inverdades desta campanha e desta anedota propagandística paga com o dinheiro dos nosso impostos - e aqui deixa de ter graça. Mas há algumas destas inverdades que até são divertidas. Exemplos:
#NãoPodias esperar pela namorada ao sair das aulas...
Vivia então algum do meu tempo em Castelo Branco, onde, religiosamente, se esperava a namorada, ou o namorado, à porta do liceu, situado naquela avenida lindíssima, a avenida Nuno Álvares e por ali andávamos e namorávamos até decidirmos ir ao It’s, Cine-teatro, Rosel, Belar... passear no passeio verde ou ir até ao Jardim do Paço...
#NãoPodias ter as pernas à mostra nas praias
Pois... muito antes do 25 de Abril já se usavam biquínis nas praias portuguesas. 
#NãoPodias namorar na rua
Como? Na minha geração não se fazia outra coisa na rua, na faculdade, nos cafés, onde calhava...
E por aí vai...
#SimPodias. Como qualquer pessoa desta geração poderá confirmar. 

Há que escolher: pode-se mentir aos jovens (1) como se quiser mas o respeito por eles exige que se seja mais parcimonioso naquilo que se oferece à juventude.
O 25 de Abril foi e continua a ser uma data importante para a liberdade, liberdade de imprensa, de expressão, etc... e não necessita disto.
Mesmo que a liberdade de pensamento seja o pensamento simplista de hoje, resumido à repetição de #qualquer coisa, é preferível à falta dela. 
Mesmo que hoje haja outras formas de censura como o cancelamento, como o politicamente correcto, como o não poder falar nem escrever o que se quer nas redes sociais ou fora delas... pela liberdade do 25 de Abril devemos ser mais exigentes.


Até para a semana.


________________________


 

Sem comentários:

Enviar um comentário