Parque da Cidade - Mata dos Loureiros - Castelo Branco
Viver em meio rural pode ser uma desvantagem mas também um privilégio: a natureza está mesmo ao pé da porta. Basta andar umas dezenas ou centenas de metros e temos a natureza em pleno, nas hortas e nas quintas que dão continuidade ao espaço urbano.
Os cientistas têm vindo a investigar a influência da natureza no nosso cérebro, concluindo que o tempo passado ao ar livre não é um luxo, mas sim uma necessidade básica dos seres humanos - e até pequenas «doses» de natureza podem tornar-nos mais criativos e deixar-nos mais bem-dispostos. (Florence Williams, A Natureza Cura)
O que nos faz deslumbrar perante um pôr-do-sol, acalmar sob a refrescante sombra de uma árvore, relaxar perante uma paisagem ou quando olhamos o azul do mar? O que nos faz acalmar ao ouvir o canto dos pássaros?
Todos já tivemos essas experiências e sabemos que estas situações possibilitam o descanso do cérebro, geram em nós equilíbrio, chamam tranquilamente a nossa atenção.
“As cenas naturais embalam-nos num “suave fascínio” ajudando a fazer descansar as nossas faculdades de atenção direta ... Com esta recuperação, ficamos mais descontraídos, podendo depois realizar melhor as tarefas do foro mental.... a exposição aos ambientes naturais consegue diminuir de imediato os níveis de ansiedade e tensão podendo nós depois pensar com maior clareza e ficar mais alegres.” (p. 60) Sem dúvida, a natureza cura, a natureza torna-nos mais felizes, mais saudáveis e mais criativos.
As vantagens físicas e mentais de viver a vida ao ar livre são evidentes. Há, actualmente razões validadas pela investigação (Maria Pinheiro, "O ar livre faz bem à saúde: 8 razões para sair de casa", PH+, nº 20), de que a vida nos espaços exteriores têm vantagens para a nossa saúde:
- Estimula a produção de vitamina D.
- Melhora a saúde mental.
- Diminui o stress.
- Aumenta a concentração e potencia o desempenho académico.
- Melhora a visão.
- Reduz a inflamação e estimula o sistema imunitário.
- Melhora a qualidade do sono.
- Retarda o envelhecimento.
A ecoterapia, ou terapia natural, baseia-se no conceito de usar a natureza para nos ajudar a curar, especialmente psicologicamente.
A prática desta terapia é tanto mais importante quanto sabemos a dificuldade que temos em deixar de estar online e de nos libertarmos do audiovisual - tv, videojogos... podendo em vez disso beneficiar do ambiente natural.
A responsabilidade de viver de acordo com este ambiente natural, é essencialmente nossa...
No entanto, as autarquias têm aqui uma particular responsabilidade. Não podem ignorar estes dados relativamente à qualidade de vida que pode ser devolvida pela natureza quando cuidamos dela, criando espaços verdes, zonas de lazer, que são autênticos espaços terapêuticos. *
Nas zonas rurais, quando éramos crianças, tudo isto era mais natural e havia uma integração social e comunitária que permitia aproveitar os benefícios que a natureza oferecia.
Entretanto, as condições sociais mudaram drasticamente e, por isso, a criação de equipamentos colectivos quando necessários deve ter em conta as novas realidades, principalmente, a nível da segurança...
Estamos no Verão e as férias estão a chegar. Podemos aproveitar os benefícios que a natureza nesta altura é tão pródiga em nos oferecer.
Boas férias, com muita saúde.
__________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário