21/04/21

Negação e crítica

Memorial do Holodomor em Kiev, Ucrânia


A negação é um mecanismo psicológico de defesa pelo qual o indivíduo, de forma inconsciente, não quer tomar conhecimento de algum desejo, fantasia, pensamento ou sentimento. 
Anna Freud estudou os vários mecanismos de defesa sendo a negação um mecanismo da mente imatura porque entra em conflito com a capacidade de aprender e lidar com a realidade. 
Quando a realidade é demasiado perturbadora, a negação é um recurso do EU que tem como função tornar possível aceitar a realidade. 
No entanto, a negação é importante na nossa vida psicológica, porque permite ajustamento à realidade, negando-a, nas mais diversas situações: em geral, ninguém se considera corrupto, abusador, criminoso. Da mesma forma, que começamos por negar uma doença grave, a morte de um ente querido...

Porém, também é um mecanismo que levanta por vezes controvérsia porque origina, facilmente, “teorias” dogmáticas que têm que ser aceites por todos, sem pestanejar e  quem mantenha uma posição crítica é classificado como estando "em negação".*
A negação, nos últimos tempos é usada por tudo e por nada, na política, na história, na ciência... O rótulo negacionista tem sido ligado ao clima, às posições fracturantes, às vacinas, à história dos países... 
Parece haver um negacionismo bom identificado com progresso, evolução, defendido pela chamada esquerda.
Alguns exemplos deste negacionismo bom:
- Negar as purgas, os assassinatos, a repressão, o culto de personalidade de Estaline;
- Negar o que se passou na revolução cultural de Mao-Tsé-Tung...
É por isso que 
- Rita Rato nunca ouviu falar do gulag;
- Bernardino Soares não admite que a Coreia do Norte seja uma ditadura;
- F. Louçã ignora o Holodomor, a grande fome na Ucrânia **;
- Muita gente ostenta garbosamente a t-shirt com a efígie de Che Guevara; 
- Maduro na Venezuela não é ditador;
- etc.
Serão negacionistas? 

Pois é. Pretendem que haja um negacionismo chique, encoberto e bom, entre o carneirismo e o modismo, que é apenas um método de suprimir outras perspectivas alternativas.
Negacionismo, é uma palavra importante para definir pensamentos e sentimentos que deve ser utilizada com propriedade e em relação a todas as situações. 

Muitas posições críticas são apresentadas como negacionismo. Mas ser crítico não é ser negacionista. É fundamental que exista contraditório e diversidade de pontos de vista, a humildade de não saber tudo mesmo quando se trata de ciência – o caso das vacinas para a covid -19 é um bom exemplo.

Não há crimes contra a humanidade não aceitáveis e outros mais ou menos aceitáveis e ignorados propositadamente.
Não há negacionismo chique e bom nem negacionismo erróneo e malvado.***
O negacionismo é sempre uma maneira de negar a realidade para escapar a uma verdade desconfortável.
_______________________

* O teste da refutabilidade, é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa. (Karl Popper)
**Ou o  papel de Trosky e do Exército vermelho na repressão de Cronstadt.
*** Na verdade a indústria do tabaco como a do açúcar nos EUA têm sido acusadas de terem o objetivo (não declarado) de semear dúvidas sobre os perigos para a saúde do tabaco e do açúcar.
Também são acusadas empresas petrolíferas de pagarem estudos desfavoráveis à tese das alterações climáticas...
Por outro lado, não se pode esquecer quem  financia os movimentos "do bem" como as campanhas das alterações climáticas antropogénicas, o negócio do carbono, as campanhas, um pouco por todo o lado, a do que "é verde é bom", o aproveitamento dos movimentos sociais por parte de Ongs, Fundações, especuladores, empresas internacionais ou nacionais... 
A manipulação, também chamada activismo, muitas vezes activismo violento, é o objectivo daquelas mas também destas  organizações, como refere o ex-presidente da Greenpeace, Patrick Moore "Moore observou como as empresas “verdes” parasitam os contribuintes através de regulamentos favoráveis e subsídios justificados pelas alegadas ameaças das “alterações climáticas”, enquanto desfrutam de protecção propagandística de toda a comunicação social."












Sem comentários:

Enviar um comentário