28/05/22
Dos meus livros de cabeceira
22/05/22
Dias de gospel
Put your hand in the hand of the man Who stilled the waterPõe tua mão na mão do homemque acalma a águaPut your hand in the hand of the man Who calmed the seaPõe tua mão na mão do homem que acalma o marTake a look at yourself and you can look at others differentlyOlha para ti e podes ver os outros de forma diferentePut your hand in the hand of the man from GalileePõe tua mão na mão do homem da Galileia.My momma taught me how to prayMinha mãe ensinou-me a rezarBefore I reached the age of sevenAntes de eu chegar aos sete anosWhen I'm down on my kneesQuando estou de joelhosThat's when I'm closest to heavenÉ quando estou mais perto do céuDaddy lived his life, two kids and a wifeO pai viveu sua vida, dois filhos e uma esposaWell you do what you must doBem, tu fazes o que deves fazerBut he showed me enough of what it takesMas ele mostrou-me o suficiente do que é precisoTo get me through, oh yeh!Para me fazer passar, oh yeh!
19/05/22
Populismo
__________________________
* Isso é para as elites. Na definição de populismo encontramos esta dicotomia. "Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então". ( Wikipédia )
14/05/22
Tempo de esperança
Sambinha para Gorbatchov. Os Afonsinhos do Condado
1985-1991. Um tempo de mudança e de esperança para o mundo.
13/05/22
Revoluções, guerras e pessoas
A visão de Gorbatchov para a transformação da sociedade soviética trouxe grandes expectativas. Perestroika e glasnost (reestruturação e transparência) foram a forma que ele encontrou para mudar aquela sociedade. De alguma maneira, de forma civilizada, as pessoas que sofreram a ditadura comunista tinham a possibilidade de optar por uma vida de liberdade e democracia.
Como sempre acontece, a vida das pessoas é muito mais complexa do que Gorbatchov podia prever. Porquê tantas dificuldades? Diz-nos Svetlana Aleksievitch, O fim do homem soviético, prémio nobel da literatura de 2015: "O comunismo tinha um plano louco - transformar o Homem "antigo", o vetusto Adão. E isso foi conseguido... foi talvez a única coisa que se conseguiu. Em pouco mais de setenta anos, no laboratório do marxismo-leninismo criou-se um tipo humano especial - o Homo sovieticus."
A manipulação social a que toda a sociedade ficou sujeita durante várias décadas tinha dado resultados. Para mudar esta sociedade, ou outra, era necessário libertá-la do condicionamento. O que estava em causa não era apenas a mudança de uma economia socialista para o capitalismo, mas a mudança da cultura, da vida de família, das interacções entre as pessoas, da educação das crianças, em suma, mudar o próprio indivíduo condicionado a um regime de violência e de medo.
Fazer o luto de uma perda, a perda do modo de vida do homem soviético, era fazer o luto da perda de uma perspectiva de desenvolvimento pessoal, baseada em ideologias, fantasias e emoções, baseada nas pequenas coisas do dia a dia que mesmo que fossem poucas e de fraca qualidade eram dadas como adquiridas.
Era um modo de vida que morria e para o qual era necessário tempo suficiente para que houvesse mudança. Porém, a euforia do consumismo, o poder do dinheiro, económico e social, aliado ao poder político substituiu a nomenklatura pelos oligarcas que passaram a gestores das grandes empresas principalmente do sector energético...
A perestroika trouxe o desencanto. A adaptação à nova situação continua a fazer-se com muita dificuldade.
Para além das análises geoestratégicas que se possam fazer é interessante analisar o processo que se desenvolveu e a situação complexa vivida após a perestroika.
A perestroika foi a oportunidade perdida para fazer um caminho de democratização e liberdade com repercussão a nível das pessoas e dos seus comportamentos.
Algumas pessoas aproveitaram este tempo de liberdade para perceberem as vantagens dessa liberdade mas outras tiveram uma atitude vingativa, e outras a da divisão do que restava do império.
A confusão entre uma sociedade de bem-estar e sociedade consumista está bem patente nos testemunhos de pessoas concretas relatados em O fim do homem soviético - um tempo de desencanto.
A frustração da vida sob o regime soviético, a miséria, a falta de liberdade, as denúncias dos vizinhos e familiares, as condenações injustificadas, tudo o que contribuiu para esta frustração quando esperavam melhorar a vida não teve melhor resultado com a perestroika ...
E então surgiu o salvador... Porém, nenhuma das teorias geo-estratégicas, interessantes ou não, pode servir de justificação ou pretexto para invadir países e destruí-los. Mas foi o que aconteceu. Os cenários viraram realidade trágica a 24 de Fevereiro e o sofrimento das pessoas voltou.
Até para a semana.
09/05/22
04/05/22
"Porquê a guerra ?"