Mesmo que para cada um de nós namorar signifique coisas diferentes, podemos tentar uma definição consensual sobre apaixonar-se e namorar: namorar significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. (Wikipedia)
Mas, contrariamente ao que seria de esperar, em que namorar serviria para celebrar o amor, acontece que este relacionamento amoroso é marcado, em muitos mais casos do que seria expectável, pela violência física, sexual e psicológica.
Sobre a violência doméstica o RASI (Relatório anual de segurança interna), em relação a 2022, indica-nos que houve 30488 participações de violência doméstica
Um aumento de 3968 casos ou seja 15%.
No distrito de Castelo Branco, o aumento foi de 520 para 645 o que significa um aumento de 24%, portanto, superior à média nacional.
Também sabemos que a grande maioria das vítimas são mulheres, 72,4%.
É, por isso, importante, nestes dias comemorativos, continuar a denunciar esta violência e, ao mesmo tempo, continuar a apostar nas medidas de prevenção.
A começar pelo namoro porque é aí que também se tem a oportunidade de compreender mais profundamente a personalidade de cada um, de forma a saber o que queremos para a nossa vida e começar a compreender que há coisas que não são naturais nem aceitáveis: principalmente tudo o que tem a ver com o controle do parceiro e dos comportamentos do parceiro, o controle do telemóvel, do que se veste, do que se escolhe, dos amigos... mas é uma forma de manipulação comportamental do outro que não significa amor.
Até para a semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário