25/07/17

Liberdade de escolha na escola estatal !



"Polícia foi chamada ao Liceu Pedro Nunes para acalmar pais revoltados com matrículas
O problema com as matrículas volta a repetir-se este ano e levou até a polícia a intervir, esta segunda-feira, na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa. Pais protestam contra moradas falsas." (Marlene Carriço, Observador, 25/7/2017)

"Afinal, a liberdade de escolha da escola existe
O debate já não é se deve ou não haver escolha. Ela existe nas escolas públicas, mas de forma ilegítima e só para alguns. A questão é se se a quer alargar a todos, a começar pelos mais desfavorecidos." (Alexandre Homem Cristo, Observador, 24/7/2017)


O ME pode continuar a ignorar tudo isto, a fechar escolas contratadas, a nem sequer regular, como deve ser, as matrículas nas escolas estatais, a que haja escolas "fim de linha". A realidade vai desmentindo todos os dias a hipocrisia socialista da  "igualdade de oportunidades" para todos. 
Os pais só têm que se defender destas utopias, ingenuidades e hipocrisias. E fazem bem que procuram a melhor educação ("waiting for superman") para os filhos nas escolas estatais, cooperativas, IPSS ou privadas.



19/07/17

O meu lindo país azul

 
Alfredo Keil (1850-1907)
O meu lindo país azul
Luís Pipa, piano


Esta é uma questão de todos, devia, por isso, ser tratada por todos, sem censuras ("lei da rolha") de qualquer tipo.  
Não tinha passado muito tempo, ainda ardia a floresta com "a informação devidamente organizada e estruturada", e já uma "Comissão" recomendava à Porto Editora para "apagar" a venda de cadernos de actividades para meninos e meninas. 

O meu lindo país azul... não pode ter essa tonalidade de azul. *
________________
*  Revisto em 31/8/2017

17/07/17

Hoje apetece-me ouvir: Billie Holiday

Billie Holiday - 7-4-191517-7-1959



A frase da mãe God bless the child that’s got his own, foi o ponto de partida para a canção. No entanto, o que está subjacente é a parábola dos talentos que é necessário desenvolver, sob pena  de "... a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado” (Mateus 29)
Também é verdade que o dinheiro manda, os fortes, os amigos ricos ganham, os fracos desvanecem e bolsos vazios não chegam a lado nenhum... 
Faz-me lembrar qualquer coisa deste país...

04/07/17

03/07/17

Hoje apetece-me ouvir: Les choristes

Les choristes (Os coristas) - Vois sur tom chemin
Filme * de Christophe Barratier, 2004; Música de Bruno Coulais


Vois sur ton chemin/ Vê no teu caminho
Gamins oubliés égarés/ Crianças  esquecidas perdidas
Donne leur la main/ Dá-lhes a mão
Pour les mener/ Para os conduzir
Vers d'autres lendemains/ A outros amanhãs
...


* Passou há alguns dias na RTP1